Cotidiano

Espaço de capacitação

Muita gente não conhece, mas a Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria de Educação, mantém um espaço destinado para a formação dos profissionais que atuam nas escolas e Cmeis, o Ceavel (Centro de Aperfeiçoamento do Servidor Municipal de Cascavel), que está localizado no Parque São Paulo.

De fácil localização e estacionamento amplo, o Ceavel conta com um refeitório com 18 jogos de mesas com oito cadeiras cada, salas, auditório, biblioteca e o NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal). O espaço é utilizado para as formações ofertadas pela Semed conforme cronograma e informativo organizado pela equipe pedagógica e administrativa da secretaria.

O auditório, onde ocorrem as formações com maior público, é equipado com projetor multimídia e sistema de som com microfones com e sem fio, além de notebook. Também são utilizadas para formações, reuniões e cursos as outras cinco salas do Ceavel, que contam cada uma com projeto e computador.

Os professores da Rede Municipal também têm acesso ao conhecimento científico por meio da Biblioteca do Professor, que conta com livros para formação e apoio pedagógico. Neste mesmo espaço se faz o registro e entrega de certificados de cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação. Já o NTM é um laboratório equipado com 28 computadores novos que são destinados a cursos e formação para professores e funcionários da rede.

Em números

Todos os servidores que recebem algum tipo de formação no Ceavel são muito bem recebidos e os lanches não poderiam deixar de receber destaque. O Ceavel conta com cozinha própria onde acontece o preparo de lanches e refeições. Somente no ano de 2017 foram preparados e servidos 33.015 lanches e 1.795 almoços em atendimento ao público que passou por formações continuadas no local.

O Ceavel conta com uma equipe de 10 pessoas. Eles são responsáveis pela organização, limpeza e preparo de lanches e refeições oferecidos de acordo com cardápio. A equipe é formada por uma secretária, uma monitora de biblioteca, uma instrutora de informática, cinco zeladoras, sendo que duas são responsáveis pela cozinha e um motorista sob a coordenação de, Ana Stocker.