Cotidiano

Espaço criticado

Pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) têm amparo no Município para sessões de fisioterapia.

Em Cascavel há três clínicas para a oferta dos serviços de acordo com programação mensal informada pelo Estado.

“Os serviços credenciados atendem por meio de agendamento, conforme demanda existente”, afirma a Secretaria de Saúde ao ressaltar que o custo médio pago pelo SUS por cada sessão é de R$ 6,30.

Parte dos atendimentos ocorre na Fisiomed, localizada na Rua Rio de Janeiro. O local, no entanto, tem sido motivo de algumas reclamações de pacientes. “Há 30 anos o serviço é prestado nesta mesma clínica em um porão pequeno”, afirma uma das usuárias do serviço.

Embora as sessões sejam realizadas somente a partir das 13h, ela comenta que muitos pacientes, na maioria idosos, chegam um pouco antes e precisam aguardar de forma desconfortável.

“Somos impedidos de entrar e não há uma sala de espera. Muitos precisam ficar em pé do lado de fora. Com muito esforço nos dias mais frios e de chuva, liberam a entrada”, diz a paciente.

Ela comenta que as críticas já foram levadas à Prefeitura e aguarda por esclarecimentos. “Fiz a denúncia por meio do 156 e fui encaminhada à ouvidoria da Saúde. Recentemente vimos carros da prefeitura em frente à clínica e esperamos que a equipe tenha verificado como ocorrem os atendimentos”.

Sugestão

A paciente sugere que as sessões sejam transferidas para um local com mais espaço. “O antigo posto central seria uma boa opção, pois há cadeirantes e pessoas com muletas e as sessões ocorrem em local muito apertado”.

A Secretaria de Saúde foi comunicada sobre a situação e afirma que os meios para que reivindicações sejam avaliadas é o que já foi utilizado pela paciente que entrou em contato com a equipe do Hoje News. “Para mais esclarecimentos, demandas pontuais, críticas e reclamações, lembramos que a Secretaria de Saúde dispõe do canal 156”.