Cotidiano

Escorpiões voltam a ser encontrados e Saúde alerta a população

A estação com clima quente e chuvoso é propícia para o invertebrado

Escorpiões voltam a ser encontrados e Saúde alerta a população

Assis Chateaubriand – Estamos no verão e, além dos cuidados com relação ao mosquito transmissor da dengue Aedes aegypti, a população chateaubriandense deve ficar atenta, pois vários escorpiões foram encontrados em pontos diferentes do Município. A estação com clima quente e chuvoso é propícia para o invertebrado.

Na semana passada, a Vigilância Sanitária de Assis Chateaubriand foi informada que, no Cemitério Municipal Jardim da Paz, foram encontrados escorpiões. Os profissionais estiveram no local e capturaram vários. Em outras localidades, pessoas também relataram a presença deles em residências e empresas, inclusive no Centro.

Diante dessas informações, o secretário de Saúde, Fábio Fantin Camilo, faz um alerta à população: “A orientação é para aqueles que vão fazer visitação ao campo santo, para que prestem atenção e fiquem atentos. Vale também para os servidores e os trabalhadores que lá atuam em construção ou reformas. Para a população em geral é sempre bom verificar os calçados e as roupas antes de fazer o uso, entre outras providências para evitar que acidentes ocorram, mas, se acontecer, deve procurar atendimento o quanto antes nas unidades de saúde”, disse Fábio.

Em Assis Chateaubriand, em anos anteriores, vários escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) foram encontrados pelos chateaubriandenses. Ele é uma das mais de 100 espécies de escorpiões catalogadas no Brasil e é considerado um dos mais venenosos da América do Sul. Tem uma visão pouco desenvolvida, que é compensada por pelos sensoriais que auxiliam na localização de suas presas.

 

Escorpião amarelo

O escorpião amarelo vive em ambientes escuros e úmidos. Alimentam-se de baratas e outros insetos e é de hábito noturno. Pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras. O escorpião amarelo se estabelece em lugares onde encontra os quatro “As”: acesso, abrigo, alimento e água.

Eles podem se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material no qual estejam escondidos.

A melhor maneira de prevenção é com boas práticas. “Evitar o acúmulo de entulhos no quintal, fazer o manejo adequado do lixo e não deixar a vegetação ficar alta e não deixar tábuas e tijolos amontoados”, frisou o secretário.