Esportes

Escolhida para semifinal, Juiz de Fora já teve confusão em Fla x Botafogo

Briga_Juiz de Fora.jpg

Levar a semifinal do Campeonato Carioca para Juiz de Fora (MG), fora do estado do Rio, foi a solução encontrada por Flamengo, Vasco e Federação do Rio para driblar a determinação de torcida única — acatada pelo Juizado do Torcedor após a morte de um torcedor em Flamengo x Botafogo no último dia 12. O destino escolhido para o clássico, no entanto, traz à tona uma preocupação com eventuais confusões entre as torcidas de Flamengo e Vasco, que vão dividir as arquibancadas do Estádio Radialista Mario Helênio pela primeira vez.

Embora a Ferj tenha confirmado Juiz de Fora como palco do clássico, a prefeitura do município vetou, nesta segunda-feira, a realização da partida no sábado de Carnaval. Segundo a prefeitura, o efetivo da Polícia Militar estará mobilizado em outras atividades. Em abril de 2016, houve tumulto no entorno do estádio Mario Helênio justamente em um clássico entre Flamengo x Botafogo (veja no vídeo abaixo). O jogo, válido pelo Campeonato Carioca, terminou empatado em 2 a 2.

Briga em Flamengo x Botafogo – Juiz de Fora (2016)

Perto de um dos acessos ao estádio, que fica ao pé de uma colina e tem capacidade para 30 mil pessoas, a polícia usou bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para conter distúrbios entre torcedores. No vídeo, após a correria de torcedores, é possível ver alguns levando as mãos ao rosto, mostrando incômodo com a ardência causada pelo gás de pimenta. Não houve, à época, informação de presos ou feridos.

Semifinal do Carioca: Fla x Vasco – 21.02

Ainda em abril de 2016, a atuação da polícia voltou a chamar atenção no Mario Helênio. Desta vez, por um episódio dentro do estádio. Após o Fluminense conquistar o título da Primeira Liga contra o Atlético-PR, no dia 20 daquele mês, torcedores tricolores invadiram o gramado para comemorar com os jogadores e receberam uma enxurrada de gás de pimenta por parte de policiais. A atuação da polícia incomodou até alguns jogadores do Fluminense na ocasião.

PREOCUPAÇÃO NA ESTRADA

Em Juiz de Fora, os principais eventos de Carnaval — como o desfile das escolas de samba da cidade — foram realizados no último fim de semana, antes do feriado propriamente dito. Isto, a princípio, garantiria que a polícia consiga mobilizar um efetivo adequado para o clássico entre Flamengo e Vasco neste sábado de Carnaval.

A preocupação, contudo, não se limita aos arredores do estádio, mas também no trajeto dos torcedores até Juiz de Fora, que fica a cerca de 200 km do Rio de Janeiro. Em outubro de 2001, uma briga entre torcedores de Botafogo e Fluminense na BR-040, estrada que liga o Rio a Juiz de Fora, deixou um morto e três feridos.

Na ocasião, ônibus que levavam torcidas organizadas dos dois clubes se encontraram na estrada e houve troca de tiros. Um torcedor que estava no ônibus do Fluminense foi atingido na cabeça e morreu. Naquele ano, Botafogo e Fluminense realizaram em Juiz de Fora uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro, vencida pelo tricolor por 2 a 1.