Cotidiano

Escolha do Garoto e Garota Apae é marcada pela animação

Cerca de 50 alunos, do ensino fundamental e adulto, participaram do desfile

Cascavel – O dia de segunda-feira (24) foi de muita animação na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Cascavel. Isso porque foi realizado pela primeira vez a escolha do Garoto e Garota Apae.

Roupas coloridas, cabelos arrumados e maquiagens feitas especialmente para a ocasião, além de muita música. Este foram os ingredientes responsáveis pela diversão.

“A maioria dos alunos quis participar. Por isso, enviamos um bilhetinho para os pais pedindo autorização”, brinca a psicóloga da Apae, Juliana Arruda .

A ação faz parte de uma série de atividades desenvolvida nesta semana em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual. Aproximadamente 50 alunos da Apae, do ensino fundamental e adulto, participaram do desfile.

“O principal objetivo é a confraternização. Fazer uma atividade diferente para sair da rotina”, explica Juliana.

Entre os critérios escolhidos pelos jurados estavam: beleza, charme, carisma e simpatia.

Juliana explica que, dentre as principais dificuldades para promover a autonomia dos alunos, tema central da semana, ainda há a barreira encontrada na própria família.

“Pouquíssimos pais participaram. Muitas famílias acabam não indo a outros locais além da Apae”, diz.

Olir Ribeiro é motorista e foi acompanhar a filha Ketlyn Cristina Ribeiro, que é cadeirante e participou do desfile na categoria juvenil.

“As atividades estão muito divertidas e mostram que, mesmo com algumas limitações, eles são capazes de fazer tudo o que nós fazemos”, diz.

O pai coruja explica ainda que recebe apoio da empresa sempre que precisa participar de alguma atividade com a filha.

“É importante que haja esse entendimento da sociedade”, finaliza.

(Com informações de Nathalia Lehnen)