Cotidiano

Escolha de Imbassahy para Secretaria de Governo gera reclamação do Centrão

BRASÍLIA – O entendimento entre PMDB e PSDB que levou à escolha do deputado Antônio Imbassahy para Secretário de Governo incomodou os partidos do Centrão, que compõe a base aliada do governo Temer.

À tarde, líderes de partidos que integram este grupo, entre eles, Jovair Arantes (PTB-GO) e Aelton Freitas (PR-MG), estiveram no Palácio do Planalto reunidos com o presidente Michel Temer para reclamar da indicação de Imbassahy.

A leitura do Centrão é que ao tornar o tucano, que era pré-candidato a presidente da Câmara, ministro, o governo demonstra apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM). Outro integrante do Centrão, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), já lançou sua candidatura à sucessão de Maia, assim como Jovair Arantes.

Publicamente, Rosso adotou um tom de cautela, mas demonstrou incômodo com o fato de Temer não ter anunciado aos deputados a decisão de indicar Imbassahy para o seu Ministério. Questionado sobre a escolha do tucano, o parlamentar tergiversou e disse que é ?um dos melhores parlamentares da Câmara?.

? Tenho convicção que o presidente Temer, em caso de confirmar a escolha do líder Imbassay, um dos melhores parlamentares da Câmara, vai informar toda a base da sua decisão e da importância da união da base nesse momento de início de tramitação da reforma de previdência.

Paralelamente à disputa pela Presidência da Câmara, o Centrão tinha a expectativa de indicar o ministro da Secretaria de Governo e chegou a sugerir o nome do petebista Jovair. Para tentar evitar um racha em sua base, o governo busca construir uma solução para acomodar os aliados. Dentre elas, está colocar Rosso ou Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) na liderança do governo na Câmara, no ano que vem, vaga atualmente por André Moura (PSC-SE).