Saúde

Escolas podem retornar com ocupação máxima

Apesar disso, as escolas não podem suspender as atividades remotas para aqueles pais que não se sintam seguros em mandar os filhos para as atividades presenciais

Escolas podem retornar com ocupação máxima

Curitiba – A Resolução Sesa 432/21, publicada pela Secretária da Saúde do Paraná na última sexta-feira (30), revoga a Resolução 240/21, medida que limitava em 30% a ocupação das salas de aula. Com essa alteração, as escolas ficam livres para retomar as aulas com 100% dos alunos em sala, seja na rede pública seja na rede privada. Apesar disso, as escolas não podem suspender as atividades remotas para aqueles pais que não se sintam seguros em mandar os filhos para as atividades presenciais.

De acordo com nota enviada pelo governo do Paraná, a nova resolução é balizada nos critérios de protocolos sanitários: “Neste caso, verificou-se que a diversidade entre os espaços físicos de cada escola se controlaria melhor com normas de distanciamento entre alunos, amoldando-se aos casos concretos específicos”.

As medidas de distanciamento social, organização do fluxo de entrada e saída, restrição de acesso a terceiros e afastamento de 1,5 metro entre as carteiras continuam, além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

De acordo com o presidente do Sinepe-PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), Douglas Oliani, as escolas podem retornar com a ocupação de 100% dos alunos dentro das salas desde que sigam os protocolos de segurança sanitária. “Tudo dependerá da infraestrutura de cada escola e suas devidas capacidades. Cada escola vai conseguir fazer uma porcentagem diferente do número de alunos, podendo chegar a 100%, mantendo o distanciamento social, máscara, todos os requisitos necessários para voltar”.

Segurança e tranquilidade marcam volta de alunos

Foz do Iguaçu – O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu, nessa segunda-feira (3), foi marcado pela tranquilidade de pais e alunos, e organização e segurança nas escolas.

Nesta primeira etapa, as atividades ocorrem em cinco instituições de ensino (Escolas Josinete Holler, Papa João Paulo I, Jardim Naipi, Osvaldo Cruz e Princesa Isabel), com turmas de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, mantendo 30% da capacidade das salas.

Os protocolos de segurança determinam o uso obrigatório da máscara, a aferição de temperatura na entrada da escola, a higienização com álcool em gel e lavagem frequente das mãos, além do distanciamento de um metro e meio entre os estudantes. Todos os funcionários das escolas receberam jalecos, máscaras no modelo N95 e protetores faciais (faceshield).

A secretária de Educação, Maria Justina da Silva, assegurou que todas as medidas de prevenção à covid-19 estão sendo cumpridas. “Além do exame [RT-PCR] que alunos e funcionários fizeram na sexta-feira [30], todos os protocolos estão sendo seguidos. As escolas estão sendo preparadas para esse retorno desde o ano passado. As crianças estão contentes e muito cientes das medidas de prevenção e da necessidade de se cuidarem”, comentou.

O retorno presencial nas cinco escolas também está sendo acompanhado por técnicos em Segurança do Trabalho da Diretoria de Saúde Ocupacional da prefeitura.

Monitoramento

O retorno das atividades presenciais será monitorado por uma equipe técnica da Secretaria de Saúde e avaliado semanalmente pelas pastas (Saúde e Educação). Na última sexta, foram realizados 256 exames do tipo RT-PCR em alunos e funcionários das cinco escolas municipais e, na próxima sexta, dia 7, mais 108 alunos farão os exames para iniciar as atividades na próxima semana, dia 10. Os trabalhadores da educação realizarão o teste novamente em 15 dias.

A proposta é retomar as atividades de forma gradativa nas escolas. Ainda não há previsão de retorno para os Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil). O Município tem hoje cerca de 26 mil alunos matriculados em 50 escolas e 41 Cmeiss.

Fotos: Christian Rizzi/PMFI