Cotidiano

Escolas municipais avançam 12% no Iderio em relação ao ano passado

RIO- A prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o resultado da Prova Rio 2015, que avalia o desempenho dos alunos da rede municipal em Português e Matemática e compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (Iderio). De acordo com a Secretaria de Educação, o índice evoluiu em média 12% em toda rede nos dois segmentos do ensino fundamental, passando de 5 para 5,6.

Cerca de 100 mil alunos do 3º e 7º ano fizeram a prova no ano passado. A nota é incluída no Iderio, que inclui ainda o índice de frequência e abandono escolar. As unidades que obtiveram maior desempenho no Iderio foram o Ciep 1º de Maio, em Santa Cruz, com 7,5 no primário, e a Escola Municipal Rodrigues Alves, que fica na Barra da Tijuca, com 9,1 no ginásio.

As unidades que apresentaram maior evolução no Iderio foram as que possuem ensino integral. No primário, que vai do 1º ano ao 5º, o aumento da nota foi de 9,6%. Já nas escolas do ginásio, do 6º ao 9º ano, a alta foi de 19,3%.

Em relação às notas da prova em si, a evolução média das escolas municipais foi de 8,3% no primário, passando de 5,61 para 6,08; e de 11,9% no Ginásio, passando de 5,95 para 6,66.