Cotidiano

Escolas do campo ajudam a transformar vida de alunos

A participação dos pais faz parte da vida dessas unidades que atendem populações rurais do Estado

Curitiba – As escolas do campo da rede estadual de ensino do Paraná possuem várias características em comum, mas uma delas tem se destacado ao longo dos últimos anos – o envolvimento da comunidade no cotidiano escolar. A participação dos pais faz parte da vida dessas unidades que atendem populações rurais do Estado. Essa inclusão garante qualidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos que chegam às escolas e no desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Essa parceria tem garantido as primeiras colocações na segunda edição do Prêmio Gestão CAF, da Secretaria da Educação, que reconhece o trabalho coletivo na aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento de atividades pedagógicas inéditas que contribuem com o desenvolvimento dos estudantes paranaenses.

A rede estadual de ensino possui 579 escolas do campo que atendem aproximadamente 85 mil alunos.“O envolvimento da comunidade faz parte da história das escolas do campo e essa aproximação contribui para a boa gestão financeira, cuidado com o patrimônio público e o desenvolvimento de ações pedagógicas que garantem o ensino de qualidade voltado para as necessidades específicas dessas comunidades”, disse a secretária da Educação, professora Ana Seres.

ORGULHO

O Colégio Estadual do Campo São Manoel, de Santa Maria do Oeste, na região Central do Estado, que ficou em primeiro lugar nessa edição do Prêmio Gestão, é a principal referência para as cerca de 100 famílias que vivem na comunidade rural de São Manoel. Além de atender estudantes do ensino médio, a escola também é o único ponto de encontro dos moradores para atividades esportivas, sociais, educacionais e de cidadania. A unidade conquistou a premiação entre as escolas pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Pitanga. 
Essa interação foi reforçada ao longo dos anos através de ações pedagógicas que aproximaram a comunidade do cotidiano da escola. “A escola é o orgulho da nossa comunidade porque eles se sentem parte do nosso cotidiano, das ações e projetos desenvolvidos. Essa interação é fundamental para alcançarmos a educação de qualidade que queremos e ao mesmo tempo atender as necessidades da população”, disse a diretora Liane Maria Ianze.

Uma dessas ações é a reunião semanal com as mulheres da comunidade para aulas de exercícios físicos e de alongamento realizadas com a supervisão da professora de Educação Física do colégio. Outra iniciativa foi transformar a escola em um espaço de cultura e lazer. Nos finais de semana, por exemplo, a quadra esportiva e as mesas de pingue-pongue ficam à disposição da comunidade. A unidade também disponibiliza acesso gratuito à internet sem fio aos visitantes.

DE TODOS

No Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães, localizado no distrito Guará, em Guarapuava, também no Centro do Estado, a participação dos 470 alunos na administração é um dos alicerces da boa gestão desenvolvida na escola. Para incentivar a participação estudantil, o colégio criou nove núcleos setoriais nos quais cada aluno é responsável por um setor da escola. Os grupos são divididos em áreas de ensino, saúde, limpeza, esportes e gestão financeira, entre outros.