Cotidiano

Escolas de especialização oferecem disciplinas e até cursos inteiros formulados em inglês

59976623_BC - RIO DE JANEIRO RJ - 19-07-2016 - ESPECIAL - IBMEC - A estudante Maria Rita faz um.jpg Mba RIO – Para quem está em dia com o inglês, o mercado brasileiro de especializações oferece boas opções de cursos que utilizam o idioma parcialmente ou integralmente em seu conteúdo. De acordo com o coach e especialista em treinamentos Edson Barbosa, estes cursos são vistos com bons olhos pelos recrutadores, porque indicam que o profissional adquiriu um know-how em nível mundial.

? Não se trata apenas de aulas em inglês. Tais cursos indicam que os profissionais ganharam toda uma expertise vinda de fora, estudando cases internacionais ? diz ele.

A Fundação Getulio Vargas, por exemplo, oferece integralmente em inglês o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Administração (MSc & PhD in Administration). Neles, até a dissertação de mestrado é elaborada na língua, assim como toda a produção acadêmica.

? É preciso uma fluência razoável. Imagine disciplinas como comportamento do consumidor e estatística sem ter um bom domínio da língua? ? comenta o professor Eduardo Bittencourt Andrade, chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da FGV. ? Mas é claro que os alunos também se aprimoram com o tempo e isso também é parte do propósito.

Além de afiar o idioma, essas especializações abrem portas para as instituições de ponta, na opinião de Andrade:

? O caminho natural é seguir para o doutorado no Brasil ou fora. Recentemente, nossos alunos começaram a ingressar em universidades americanas, como a Universidade da Califórnia e a Universidade de Cornell.

No Ibmec/RJ, este recurso está disponível no formato Neo MBA, em que o aluno monta a grade de aulas conforme o interesse. São oferecidas duas disciplinas específicas em inglês por curso, quantidade que deve ser ampliada nos próximos anos.

Segundo a coordenadora dos MBAs do Ibmec/RJ, Flávia Bendelá, o ganho em vivência é bastante expressivo:

? Não só pela capacidade em desenvoltura da língua, mas também pela oportunidade de ter aulas com especialistas de outras partes do mundo, com visões diferentes das que temos no mercado brasileiro.

Aluna desta modalidade na instituição, Maria Rita Lima fez a escolha por mirar na carreira internacional.

? Trabalho numa multinacional e pretendo me candidatar a vagas internas para cargos internacionais. Ter o idioma bem consolidado dentro da minha área de atuação é fundamental para isso ? diz.