Cotidiano

Escola tem professores e funcionários caingangues

Nova Laranjeiras – A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, visitou o Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, que foi a primeira unidade indígena da rede estadual de ensino. A escola está localizada na terra indígena de mesmo nome, no Município de Nova Laranjeiras, no centro-sul do Paraná.

“Nos últimos anos tivemos avanços importantes na educação indígena. Quando assumimos os anos iniciais da educação indígena garantimos o acesso e a permanência dos alunos em suas comunidades, com o atendimento do ensino infantil até o ensino médio, com novas escolas e mais professores e funcionários das próprias etnias”, lembrou a secretária.

Ana Seres destacou que a rede estadual paranaense é uma das poucas no Brasil que possui um Departamento da Diversidade com uma coordenação específica para cuidar da educação indígena. “Além disso, temos uma parceria estreita com o governo federal, por meio da Funai, e com as prefeituras. Isso fortalece a educação nas comunidades indígenas”, disse.

O Colégio Rio das Cobras atende 380 alunos dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos. Conta com funcionários e professores da etnia caingangue que lecionam na língua materna.

Segundo o diretor, José Paulo de Silos, a presença de profissionais da própria comunidade é muito importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para a preservação da cultura e da língua materna.