Cotidiano

Escola que serviu para educação de negros é vandalizada nos EUA

14445215_830211647078565_9153212535074850780_o.jpg

RIO ? Quando a escola Ashburn Old foi aberta, em 1892, ela oferecia a crianças negras da pequena cidade no norte da Virgínia, a apenas 50 quilômetros da capital americana, Washington, a rara oportunidade de serem educadas. Durante seis décadas, a instituição ofereceu acesso à educação para uma parcela da população que era institucionalmente segregada. Há dois anos, o imóvel de apenas um cômodo começou a ser transformado em museu, que durante o fim de semana foi vandalizado, com pichações de suásticas e mensagens racistas.

? O vandalismo à escola Ashburn Ols é repreensível e não será tolerado aqui ? disse o xerife do condado de Loundoun, Mike Chapman, à emissora CNN.

A transformação do imóvel abandonado em museu começou há dois anos, após uma campanha promovida por estudantes da Loudoun School. Em um site de financiamento coletivo, eles tentaram levantar US$ 100 mil, mas conseguiram apenas um quarto do valor. Mesmo assim, seguiram em frente com o projeto, que ainda está em andamento. No fim de setembro, os voluntários haviam instalado novas janelas de vidro, que foram pichadas.

? Com todo o ódio que foi colocado na casa escolar, foi absolutamente devastador para mim ? disse o estudante Taz Foreman, que está envolvido nos esforços de restauração.

Para Deep Sran, fundador da ONG Loudoun School para educação especial, o vandalismo é uma amostra da discriminação que os estudantes que frequentavam a escola Ashburn Old sofriam no passado.

? Eles eram zombados, alvo de risos pelas crianças brancas nas outras escolas, então vinham para cá ? disse Sran.

A polícia local está oferecendo recompensa de US$ 1 mil para informações que levem à prisão dos responsáveis pelo vandalismo. Pelo Facebook, os estudantes voluntários no projeto de restauração informaram que o trabalho continua. Eles convocaram a comunidade local para um mutirão no próximo fim de semana.

?Nós teremos um evento no domingo, onde todos terão a chance de ajudar a remover o grafite e pintar novamente o exterior da Old School?, dizem os voluntários.