Cotidiano

Escola Nicanor é entregue à comunidade totalmente revitalizada

Berço da formação escolar e pedagógica de muitos profissionais, a unidade escolar agora oferece ainda mais qualidade aos atuais alunos e servidores

Escola Nicanor é entregue à comunidade totalmente revitalizada

A entrega oficial da obra de revitalização da Escola Municipal Nicanor Silveira Schumacher, na manhã de hoje (31), foi marcada pela presença de inúmeros profissionais que já passaram pela unidade e que hoje atuam em outras escolas e até mesmo na Secretaria Municipal de Educação. Todos queria ver a escola tão querida com uma nova roupagem, depois de um intenso trabalho de reforma de todos os ambientes.

O clima era nostálgico para aqueles que trabalharam na unidade, e de muita satisfação para os profissionais e alunos, que agora poderão desfrutar de um ambiente escolar totalmente adequado, uma verdadeira Escola Feliz.

Que o diga a secretária de Educação Marcia Baldini, que com os olhos marejados, contou aos presentes o quanto esta reforma era esperada por ela, tendo em vista que foi ali que sua mãe atuou como professora e também foi ali que ela iniciou a carreira do magistério, ao 18 anos. Marcia foi professora, coordenadora pedagógica e diretora por dois mandatos. Foi na sua gestão que a escola recebeu reforma e de lá pra cá a comunidade escolar ansiava por uma nova revitalização do prédio. “Eu sou muito grata a este espaço e jamais imaginava essa oportunidade de estar aqui como secretária da Educação, inaugurando mais uma obra nesta escola”, disse emocionada.

Quem também tem muita história pra contar e pra recordar sobre a Escola Nicanor é a própria diretora da unidade, Gizeli Batista Tolentino Silverio, que além de ter sido professora, antes de assumir a direção, também foi aluna da Escola Nicanor Silveira Schumacher. “Aqui eu iniciei a minha vida escolar e lembro até hoje do acolhimento que eu recebi da comunidade. A aprendizagem que me foi proporcionada fez com que eu me tornasse o ser humano que sou hoje e foi fundamental para a minha construção enquanto profissional, é emocionante para mim”, afirmou.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, a data é histórica e marca mais uma vitória alcançada diante de tantos desafios que é gerir uma cidade do porte de Cascavel e lembrou que a tarefa de administrar não é fácil e que a satisfação vivida nesta manhã faz parte do misto de emoções (tristeza e alegria) que ele costuma experimentar frente ao governo municipal. “A tristeza de perceber, de ver a necessidade de uma escola que está ruim, que está feia, que está debilitada, mas al mesmo tempo, algum tempo depois, com muita determinação, com muita coragem, ver uma escola transformada”.

O prefeito ainda citou outros trabalhos do município, executados recentemente na comunidade adjacente à Escola Nicanor, como a Unidade de Saúde da Neva, que depois de décadas foi revitalizada, e a adequação da Rua Plínio Salgado, que era um pedido antigo da comunidade. “Isso tudo nos dá a certeza que primeiro temos que ter um governo que abomina a corrupção, que não aceita o desperdício, que luta e que fique indignado quando as coisas não acontecem”, disse o prefeito, que completou salientando que “o que nós vamos deixar para estas crianças aqui é o exemplo de que nós rompemos as dificuldades, que por eles nós vamos onde tem que ir”.

 

Obra

A Revitalização da Escola Municipal Nicanor Silveira Schumacher foi licitada em R$ 2.259.474,61 e teve por objetivo resolver problemas que existiam na estrutura física do complexo de edificações, além da readequação dos ambientes, de forma a atender plenamente a legislação vigente para edificações escolares. A escola ganhou cara nova, novos móveis e equipamentos, e também um novo parquinho.

Secom