Cotidiano

Escola invadida por bandidos já tinha sofrido outros assaltos

RIO – A Escola Municipal João Kopke, na Piedade, invadida por bandidos na noite da segunda-feira, já tinha sido alvo de outros assaltos. Com medo da violência, alguns alunos do unidade, que à noite funciona pela rede estadual, preferiram abandonar os estudos. É o caso da adolescente Millena Mendonça, de 17 anos, uma das dezenas de estudantes assaltados na noite de segunda-feira. Ela contou que estava fazendo provas de inglês, português e espanhol quando um bandido armado entrou na sala e mandou um de seus colegas recolher os celulares dos demais. Segurança- 14/06

– Fiquei muito assustada. Fiquei tremendo com eles nos ameaçando. Um deles chegou a soprar o cano da pistola. Depois que eles foram embora larguei as provas de lado e abandonei a escola. Saí correndo. Não parei para nada – disse a jovem, que chegou em casa chorando e que será matriculada pela mãe numa escola particular.

Um outro aluno de 17 anos, do segundo ano do ensino médio, foi roubado duas vezes na escola nos últimos 15 dias.

– Da última vez ladrões tomaram conta do portão da escola. Quem chegava era roubado. Levaram meu celular. Dessa vez levaram de novo o meu celular e ainda bareram na professora na frente dos alunos. Deram socos no rosto, chutes. Ela tentou esconder a bolsa embaixo da mesa e um deles percebeu. Ele disse ‘está reagindo assalto? Quer morrer?’ E partiu para cima dela com socos e pontapés – contou o aluno.

Moradores do entorno espalharam cartazes nos postes alertando sobre o perigo de assaltos na região. Segundo eles, a violência é recorrente no local. É possível ver o aviso, por exemplo, na esquina das ruas Xisto Bahia e Souza Cerqueira, onde fica o colégio. Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) afirmou que encaminhará à Polícia Militar solicitação de reforço do policiamento no local. A secretaria afirma ainda que vai pedir à Polícia Civil uma investigação sobre o episódio.

LEIA MAIS:

Nossa sociedade é doente tanto no aspecto moral, como na questão da segurança, diz arcebispo do Rio

Mãe vai sepultar filho morto no Morro do Querosene com dinheiro doado

Ministro da Justiça irá ao Rio verificar segurança para Jogos