Educação

Escola Francisco Vaz inaugura projeto Futebol de Rua em Cascavel

Unidade escolar foi escolhida para dar o 'pontapé inicial' no projeto, que já acontece em diversas cidades em todo o País

Escola Francisco Vaz inaugura projeto Futebol de Rua em Cascavel

Com uma bela apresentação de futebol freestyle, o supervisor do Instituto Futebol de Rua, Saimon Juiz Avelino, fez brilhar os olhos dos alunos da Escola Municipal Francisco Vaz de Lima, do Interlagos, durante a inauguração do projeto Futebol de Rua Ano XI – Núcleo Cascavel, na manhã de hoje (20). Projeto que é uma realização do Instituto Futebol de Rua e que em Cascavel ocorrerá em parceria com a Ecocataratas.

 

A alegria dos alunos era visível, assim como da equipe escolar e a diretora da unidade, Adriana Sibaldeli Guimarães Abranches, que falou da satisfação de ter a escola escolhida para iniciar o projeto no município, assim como a expectativa que ela tem pelos bons resultados que deverão aparecer também em sala de aula. “A gente sabe que o projeto vai reverter lá na sala de aula e os nossos professores ficarão agradecidos, pois tem toda a disciplina do futebol e os alunos gostam muito. Tem as aulas da pedagoga Bruna, que também será legal, pois vai trabalhar sobre cidadania, ética e a formação humana, então eu quero deixar registrado aqui o nosso agradecimento”.

 

A secretária de Educação, Marcia Baldini, que também participou da abertura do projeto, lembrou da infância, quando também jogava futebol e participava de torneios, e da importância que o esporte tem na formação das crianças. “Eu tenho certeza que vocês serão campeões, não somente aqui na escola, nos torneios que serão levados por meio deste projeto maravilhoso, mas também na vida, pois o esporte ensina”.

 

O supervisor do Instituto Futebol de Rua, Saimon Juiz Avelino, explicou que os alunos serão acompanhados por uma pedagoga e um professor de Educação Física, que trabalharam com aulas práticas de futebol, assim como aulas que potencializarão as ações de ensino e aprendizagem já realizadas na Escola Francisco Vaz. Saimon lembrou da amplitude do projeto e da satisfação de iniciar agora também em Cascavel. “O Instituto Futebol de Rua trabalha hoje em todo o país. Nós estamos em muitas cidades e é uma alegria muito grande estar aqui em Cascavel pela primeira vez, para poder abrir esse projeto”.

 

Já o Analista de Sustentabilidade da Ecocataratas, Marcel Rançan, afirmou que o projeto soma-se às demais ações da Semed em prol de uma Educação de mais qualidade. “Nós sabemos como que a Secretaria Municipal de Educação vem se esforçando para trazer o melhor pra vocês e eu tenho certeza de que projetos de qualidade como este, que têm foco forte na sustentabilidade, agregará muito”.

O vereador Josias de Souza, que também esteve no evento, não escondeu a emoção de ver sua região sendo contemplada com o projeto. “Eu também estou muito feliz! Feliz por estar aqui no Interlagos há 30 anos e participar de um momento tão importante quanto este para a nossa comunidade e para Cascavel”.

 

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba, e núcleos pelo Brasil, que desde 2006 utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano. O projeto apresenta uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano e obteve em 2009 a aprovação do Ministério dos Esportes.

 

Com público-alvo meninos e meninas com idade de 7 a 13 anos, matriculados em escola pública e vivendo em região de risco social, o projeto inicia hoje na Escola Francisco Vaz de Lima, sendo que a secretária Marcia Baldini já deixou registrado o interesse de ampliar o projeto com a participação de mais escolas municipais.

Secom