Educação

Escola da Transparência será inaugurada na sexta

A unidade fica no Loteamento Florais do Paraná

Unidade-modelo foi construída com a economia de licitações dos uniformes - Foto: Secom
Unidade-modelo foi construída com a economia de licitações dos uniformes - Foto: Secom

Cascavel – A Escola Municipal da Transparência será inaugurada em Cascavel na próxima sexta-feira (20). A unidade fica no Loteamento Florais do Paraná, no Bairro Floresta, zona norte, e recebeu esse nome porque a fachada foi criada para incorporar o conceito da “transparência”, composta por pele de vidro, proporcionando visão total dos ambientes internos.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Aparecida Baldini, o nome também tem alusão à construção no terreno de 4.093 metros quadrados é resultado do dinheiro economizado em licitações do uniforme escolar. Foram investidos R$ 6.989.394,17.

“A Escola da Transparência tem um significado muito importante porque representa a eficiência da gestão pública. Acompanhamos as licitações ano a ano. Elaboramos o projeto de uma escola moderna, com o objetivo de ser referência em sustentabilidade”, explicou a secretária.

A cobertura da unidade possui placas da captação fotovoltaica, que convertem a luz do sol em energia elétrica, e possui uma cisterna para reaproveitamento das águas das chuvas. A estrutura conta com passarelas, refeitório, depósito para materiais de limpeza, ginásio poliesportivo, com vestiários, banheiros, almoxarifado e arquibancadas, estacionamento e de horta para a realização de atividades pedagógicas. “Será uma instituição-modelo. É a primeira escola na região norte da cidade que atenderá todos os alunos do ensino regular e de pré-escola em tempo integral”, acrescenta Márcia.

As crianças da Escola da Transparência vão ter à disposição salas de múltiplo uso infantil e fundamental, de reforço, biblioteca, laboratório de ciências, informática, auditório e área administrativa.