Cotidiano

Escola com a melhor nota na redação do Enem 2015 não foi incluída no ranking pelo Inep

espaco-fisico-19.jpg

RIO ? Um erro técnico tirou a escola com a melhor pontuação na redação do Enem do ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira. O Centro Educacional Marapendi (CEMP), no Recreio, teve média 930 na prova dissertativa do exame, mas por conta de uma diferença em relação a data de nascimento de uma das alunas informada no Censo Escolar e na inscrição do exame, a escola entrou em exigência e não foi incluída na listagem. Com dez alunos matriculados no 3° ano em 2015, o CEMP obteve média 657,7 nas quatro provas objetivas do Enem (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e ficou entre as 20 melhores do estado do Rio. Links Enem

? A escola dá ênfase muito grande para a parte de humanas e linguagens. Toda terça-feira, na parte da tarde temos três horas de aula de redação, além de quatro tempos durante a semana. As aulas do turno da tarde são opcionais e ministradas em conjunto com a professora de sociologia ? contou Angela Leite, diretora do Cemp.

Segundo Angela, as redações dos alunos são corrigidas por dois professores: um de português, que avalia a norma culta e a coerência do texto, e um de sociologia que analisa as intervenções sugeridas pelo aluno. Ao longo do ano são feitas duas redações por semana e, na reta final, os estudantes repetem todos os temas propostos anteriormente. A preparação culmina numa aula final de redação no fim de semana, que dura um dia inteiro, na qual a turma debate todos esses assunto.

? A gente vai ajudando o aluno a desenvolver seu próprio estilo de texto. Muitos alunos que queriam cursar engenharia tinham uma dificuldade enorme em fazer a redação e chegaram no fim do ano escrevendo maravilhosamente. Todos tiveram nota acima de nove na redação, não é fácil. Dos dez que fizeram Enem no ano passado, sete estão em federais por causa da nota na redação ? comemorou.

O CEMP foi inaugurado em 1998 com uma turma de três alunos. A escola participou do Enem pela primeira vez na edição de 2013, com13 estudantes matriculados no 3° ano. No ano seguinte, a escola ficou com a terceira colocação nacional na prova de redação, atingindo 855 pontos.

? Quando a gente se saiu muito bem, a escola começou a ter uma procura muito grande, mas optamos por não receber alunos de fora em função do trabalho que já fazíamos. A maioria dos nossos alunos estão com a gente desde o maternal. Este ano, com uma turma maior, tenho que certeza que vamos ter nota bem maior nas objetivas e nas redações, inclusive. Escolas pequenas e médias, que têm a frente educadores devem ser valorizadas, caso contrário, a educação estará nas mãos de grandes grupos empresariais apenas ? avaliou Angela.