Cotidiano

Escola chinesa tem ?banco de notas? para alunos pegarem empréstimos

INFOCHPDPICT000038329403

RIO – Uma escola de ensino médio no Leste da China começou a implementar um programa piloto em que estudantes podem pegar ?empréstimos? em uma espécie de ?banco de notas? ? mas, como nos bancos da vida real, pagam juros, ao mesmo tempo em que podem parcelar a dívida. A Nanjing No 1 High School, na cidade de Nanjing, província de Jiangsu, está testando o sistema, por enquanto, com apenas um segmento do ensino médio.

Os alunos devem pagar suas dívidas com melhores notas no futuro, ou obter mais divisas com atividades extras como experimentos em laboratório ou apresentações em público.

O sistema de educação na China é extremamente concentrado em alguns poucos grandes exames ? para entrar para a faculdade, por exemplo, há basicamente uma oportunidade, um teste no último ano da escola. A pressão para passar por estas etapas é tão grande entre os jovens que muitos recorrerem a métodos de alta sofisticação para colar na prova, como câmeras e equipamentos de rádio minúsculos escondidos em joias, canetas, réguas ou cuecas e calcinhas.

?O propósito dos exames é que os estudantes avaliem, corrijam e melhorem seus estudos, e não tornar as coisas difíceis, punir, destruir o entusiasmo?, disse o diretor da escola Huang Kan ao portal chinês ?Yangtse Evening News?, lamentando que haja, no país, ?um teste que determina a sua vida?.

Até agora, cerca de 25% dos estudantes no programa piloto já fizeram empréstimos no banco. Para aqueles que não conseguem pagar suas dívidas até o fim do semestre, porém, não há escapatória: é adicionada uma nota ?vermelha? no histórico escolar do aluno.

Um estudante, identificado apenas como Gui, contou ao ?Yangtse Evening News? que recorreu ao banco para pegar emprestados sete pontos para que conseguisse uma nota 60 para passar em uma matéria de física ? mas normalmente, seus colegas têm pedido entre dois ou três pontos.

Mei Hong, professora de física, apoia o sistema. ?A diferença no aprendizado com uma nota de 59 pontos ou 60 pontos não é grande, mas o impacto psicológico no estudante é enorme?, contou.