Cotidiano

Escola Batutinhas cria selo literário infantil e lança publicações

2016 905899068-201604281757337353.jpg_20160519.jpg RIO ? Para comemorar os 20 anos em Ipanema, a escola Batutinhas uniu sua tradição em incentivar a literatura infantil com o trabalho da Editora Guarda-Chuva. O resultado foi um selo literário para publicar livros direcionados aos pequenos. A iniciativa foi da neuropsicóloga e diretora da escola, Ana Luiza Badaró. O primeiro livro idealizado por ela foi ?A viagem da chama olímpica?, que conta a história do símbolo de forma lúdica. Para Ana, o estímulo à leitura ajuda a frear o excesso de tecnologia:

? Com o livro, a criança é orientada a imaginar a história. Existe a reflexão, a companhia do adulto que está lendo. Hoje, as crianças estão mais aceleradas, menos concentradas e mais impacientes. Quem estuda a infância se preocupa com os adolescentes que eles irão se tornar, já que as crianças nunca estiveram tão conectadas, e em uma velocidade que não deixa tempo para pensar ? diz.

De acordo com a neuropsicóloga, os livros têm o ritmo das crianças e contribuem para diminuir esse ritmo:

? Uma criança excessivamente conectada tem uma espécie de ?chupeta eletrônica?, e isso nos preocupa enquanto escola. A nossa contribuição para um mundo mais lento é investir em livros infantis.

A ideia do selo literário é também convidar novos autores e ilustradores para trabalhar no projeto.

? Tem muita gente bacana que o mercado não conhece. Também queremos fazer com que crianças fora da nossa escola conheçam as histórias ? explica Ana.

Os livros serão doados ainda a escolas municipais do Rio. Profissionais interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].