Cotidiano

Escola americana usa meditação no lugar de punição e vê baixa no número de suspensões

coleman-mindful-2.jpg

RIO – Há mais de um ano, a escola americana Robert W. Coleman Elementary School, na cidade de Baltimore, vem usando uma sala de meditação como alternativa às punições de alunos ? o que zerou o número de suspensões desde o inicio de 2015, segundo declarou o coordenador do programa Holistic Me no colégio, Kirk Philips, ao site Upworthy.

O Holistic Me é um programa de abordagem múltipla em escolas da fundação Holistic Life, que tem dezenas de fundações e empresas como parceiras e busca expandir ensinamentos da ioga e da meditação a pessoas de todas as idades.

O programa teve uma experiência piloto, em 2002, na Windsor Hills Elementary School, também em Baltimore, e se expandiu para outras escolas.

A “Mindful moment room” (algo como a “sala do momento da consciência”) serve como um lugar para as crianças se acalmarem e recebe alunos com comportamento agitado, a pedido de professores, funcionários e do próprio estudante. Em meio a almofadas roxas, lâmpadas e mandalas, os participantes mostraram sinais visíveis de relaxamento e controle das emoções, segundo a Holistic Life.

baltimore-4-1024x683.jpg

? Algumas crianças têm problemas para lidar com a raiva. O programa de ioga permitiu que os alunos aprendessem técnicas de meditação e, em vez de reagirem e se tornarem nervosos, aprenderam a redirecionar a raiva. O programa é um verdadeiro ativo da escola ? afirma Carlillian Thompson, diretor da Robert W. Coleman.

Além da salinha, o programa oferece visitas diárias às salas, onde uma equipe faz exercícios curtos com os alunos e percebem o estado emocional das crianças logo no início do dia. Nos corredores, membros do programa ajudam na rotina escolar, como na separação de brigas e no estímulo ao retorno às salas de aula depois do recreio.

Há também aulas diárias de ioga, três vezes ao dia, em que há a participação de cada uma das 15 turmas ao menos uma vez por semana.