Cotidiano

Escola 1000: NRE terá R$ 5,5 milhões para reformas de colégios

Programa do Governo do Paraná, o Escola 1000, fará o repasse de R$ 5,5 milhões ao NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel para a reforma de 55 colégios estaduais. Somente em Cascavel os recursos irão contemplar seis estabelecimentos de ensino na primeira fase.

O presidente da Fundepar (Fundação Educacional do Paraná), Victor Hugo Boselli Dantas, esteve ontem em Cascavel para anunciar a destinação e a assinatura da ordem de serviço do projeto será hoje, às 9h. Ele destaca que durante 14 anos a área de educação ficou abandonada.

“Com o Escola 1000 vamos reformar simultaneamente mil escolas no Paraná, sendo alocados R$ 100 milhões. Dentro da filosofia desse programa queremos dar o máximo de dignidade aos alunos. Temos muitas escolas que chove dentro. Ninguém admite  isso em casa e porque deixar que isso ocorra nas escolas”, reforça.

O programa vai priorizar reparos em telhados, calhas, pinturas, vasos sanitários, instalação de esgotos, entre outros serviços. “Não é uma maquiagem, estamos fazendo obras que de fato as escolas precisam”, completa Dantas.

Em Cascavel serão atendidos os seguintes colégios: Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli, Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, Colégio Estadual Brazmadeira e Colégio Estadual do Campo Pedro Ernesto Garlet.

Em escolas mais antigas, a exemplo do Wilson Joffre no Centro da cidade, o presidente da Fundepar se comprometeu a realizar visitas para um diagnóstico do que poderá ser feito. 

Região norte

Sobre a possibilidade de que um terreno na região norte da cidade seja destinado à construção de colégio para atender a demanda de alunos do Residencial Riviera, Dantas garante que esforços estão sendo mantidos para a busca de recursos. “Estivemos com a chefe no NRE Inês Dalavecchia e conhecemos essa seção da cidade. Estimamos que serão necessários de R$ 5 milhões a R$ 6 milhões para a obra. Sabemos que é uma obra necessária e por isso vamos procurar atendê-la”.