Cotidiano

Escalada de violência no Leste da Ucrânia preocupa EUA e ONU

APTOPIX Ukraine-GUN33L88T.1.jpgWASHINGTON – Os Estados Unidos e a ONU manifestaram profunda preocupação com a escalada de violência no Leste da Ucrânia, onde rebeldes apoiados pela Rússia combateram as forças de Kiev durante três dias. Oito militares ucranianos foram mortos e 26 ficaram feridos desde que os combates se intensificaram no domingo, o maior número de perdas entre os militares desde meados de dezembro, segundo dados do governo.

? Os combates deixaram dezenas de baixas de militares ucranianos e dez civis mortos. Também deixaram 17.000 civis – incluindo 2.500 crianças – sem água, abrigo, ou energia elétrica ? declarou o porta-voz interino do Departamento de Estado, Mark Toner.

No domingo (29), o centro industrial Avdiyvka foi palco de confrontos entre insurgentes que tentam retomar um território controlado por Kiev, em meio a uma guerra que já dura quase três anos.

? Para impedir uma maior crise humanitária, pedimos um imediato e contínuo cessar-fogo e que se dê acesso completo e sem restrições aos monitores da OSCE ? acrescentou o porta-voz, referindo-se à Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, responsável por vigiar as violações da trégua.

O Conselho de Segurança expressou “total apoio à soberania e à integridade territorial ucraniana”, em comunicado exigindo uma trégua.

A atual intensificação “é uma indicação clara do continuado e gritante desrespeito da Rússia aos seus compromissos dos acordos de Minsk, com uma visão de impedir a estabilização da situação”, afirmou o Ministério do Exterior ucraniano em comunicado.

O acordo de paz de Minsk foi firmado em fevereiro de 2015, mas monitores internacionais relatam violações da trégua numa base diária, incluindo tiros e ações com morteiro regulares.