Cotidiano

ES: PMs se apresentam, mas alguns veem ?teatro? do governo e mantêm apoio às mulheres

INFOCHPDPICT000064849690VITÓRIA – A secretaria de Segurança do Espírito Santo divulgou que, atendendo a dois chamados operacionais do comando-geral da PM, 1.475 policiais já se apresentaram, entre a tarde de sábado (600) e a manhã deste domingo (875), em pontos designados na Grande Vitória e no interior do estado. São policiais que estão de folga, de férias, ou que deixaram os batalhões sem farda, uma vez que o movimento das mulheres de bloqueios das entradas das unidades permanece.

Os que estão fardados estão sendo mandados para o patrulhamento nas ruas, mas a maioria, nos pontos onde O GLOBO esteve no sábado e no domingo, não está com seus uniformes. Nem todos porém, querem voltar ao trabalho. Policiais ouvidos pela reportagem disseram que se apresentaram para não desobedecer explicitamente ao comando, mas que isso não significa que deixaram de apoiar o movimento por melhores salários.

Como a maioria está sem uniforme e equipamentos, não podem patrulhar as ruas – e, na prática, continuam paralisados.

– Os que voltaram (espontaneamente para trabalhar) são todos oficiais, ganham de R$ 9 mil para cima, não têm a preocupação do salário. O movimento delas continua – disse um policial ao GLOBO. – É um teatro do governo (dizer que todos voltaram para trabalhar).

A Secretaria de Segurança informou que todos os 250 policiais que se apresentaram na Grande Vitória neste domingo estavam fardados e, portanto, voltaram às ruas, mas a reportagem verificou muitos policiais sem uniforme na Praça Oito e Praça do Papa, dois pontos de convocação dos agentes.

O fato de estarem sem a farda os impede de fazer patrulhamento nas ruas. Como os uniformes da maioria estão nos quartéis, muitos policiais favoráveis ao movimento se apresentam, para não produzir provas de desobediência contra si, mas têm a ausência de equipamento como justificativa para não terem efetivamente de trabalhar nas ruas, e assim não enfraquecer o movimento

Policiais cujo período de folga terminou na manhã deste domingo contaram que as mulheres não permitiram que entrassem novamente nos quarteis. Isto fez engrossar o número de PMs que se apresentaram nas ruas. No começo da tarde, um grupo de cerca de 50 policiais membros do Batalhão de Missões Especiais (BME, equivalente ao Bope no Rio) se apresentou na Capitania dos Portos do Espírito Santo, principal unidade da Marinha em Vitória.

O ministério da Defesa abriu todas as unidades das Forças Armadas no estado para dar apoio logístico aos policiais que não estão nos quartéis.

Perguntado se a divulgação de que mais de mil PMs, ainda que a maioria seja de oficiais, está se apresentando ao comandos superiores nas ruas não pode pressionar os praças aquartelados ou as mulheres a desistir do movimento, um policial resumiu:

– Antigamente, isso poderia fazer uma pressão. Mas, hoje, a comunicação é muito mais fácil, via WhatsApp, redes sociais, todo mundo se fala.