Cotidiano

Erupção vulcânica no Havaí joga lava no oceano

4.jpg

RIO – Na madrugada desta terça-feira uma erupção de lava do vulcão K?lauea, um dos mais ativos do Havaí, finalmente chegou ao oceano Pacífico semanas após as primeiras erupções.

Segundo o Observatório de Vulcões do Havaí, a lava chegou ao mar por volta da 1h da madrugada de terça-feira. Vídeos e fotos do raro fenômeno mostram a cascata incandescente escorrendo pela parede rochosa da costa sudeste da Grande Ilha do Havaí.

lava e mar vídeo 1

As imagens incríveis foram fotografadas por funcionários da Lava Ocean Tours, empresa turística que faz viagens à área especialmente para ver a chegada da lava.

Erupções na região são comuns, mas faz cerca de três anos que o fluxo chegou ao oceano pela última vez. Dessa vez a erupção começou no fim de maio e tem se movimentado lentamente em direção à costa.

Quando a lava encontra a água, esfria rapidamente, se tornando rocha vulcânica. Já a água sobe de temperatura e vira vapor. Embora o fenômeno seja fascinante, também é perigoso, já que o contato do vapor com a rocha pode arremessar estilhaços.