Cotidiano

Erundina vota e diz acreditar até o ?último instante? no segundo turno

WhatsApp Image 2016-10-02 at 11.17.43.jpegA candidata à prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL) votou no final da manhã deste domingo em um colégio no bairro de Mirandopólis, zona Sul de São Paulo, acompanhada de seu vice na chapa, o deputado federal Ivan Valente (PSOL). Erundina disse que vai acreditar até o “último instante” que pode ir para o segundo turno e se disse satisfeita com a campanha. Nas pesquisas Ibope e DataFolha divulgadas no sábado, ela apareceu com 5% das intenções de voto válidos. Questionada sobre um eventual apoio, caso não vá para o segundo turno, a candidata disse que a decisão ficará a cargo do partido.

? Até o último instante a gente tem que acreditar porque o processo em si já vale. A gente discutiu política nacional esses meses todos. Nosso partido contribuiu independente do resultado com a qualificação do debate. O partido não se reuniu ainda para discutir essa questão (do apoio), mas eu sei do rigor do nosso partido, que não se alia a qualquer um ? disse a deputada federal.

Erundina chegou a receber críticas de que estaria dividindo os votos da esquerda já que Fernando Haddad (PT), segundo colocado nas pesquisas em empate técnico com Marta Suplicy (PMDB) e Celso Russomanno (PRB), tenta se reeleger. Ela nega que tenha recebido pedidos para renunciar da candidatura em favor do petista.

? Meu partido em nenhum cogitou que isso pudesse ocorrer. Esse negócio de voto útil não é democrático. O eleitor é soberano, se tem dois turnos é para isso. São dois projetos diferentes, não me identifico mais com o projeto do PT. Não tem essa de fazer concessões de decisão quando você não está convencido de que aquela candidatura é o melhor.

No colégio onde votou, Erundina foi abordada por eleitores e bastante requisitada para selfies. Ela recebeu um buquê de flores da esposa de Ivan Valente, Vera. Erundina deve passar o dia em casa acompanhada de amigos e familiares.