Esportes

Equipes de segurança de até 83 delegações chegarão no Rio um mês antes da Olimpíada

RIO – As equipes de segurança de até 83 delegações devem chegar ao Rio cerca de um mês antes da Olimpíada. Segundo o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, eles farão parte do Centro Integrado de Segurança da Rio 2016, que terá o objetivo de agilizar o repasse de informações para prevenir qualquer ação terrorista:

– A preocupação que estamos tendo pela realidade mundial na questão do terrorismo, além da integração total entre polícia, a secretaria da segurança, as Forças Armadas e GSI, temos capilaridade com mais de 83 países que estão passando informações. Vários deles devem chegar pouco antes da olimpíada para o nosso centro integrado. Eles vão compor com a gente para que a informação possa ser passada rapidamente, garantindo uma Olimpíada segura.

Ao falar sobre a informação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de que pessoas ligadas ao Estado Islâmico criaram um grupo para trocar mensagens em português através de um aplicativo de celular para difundir informações voltadas à doutrinação extremista, o ministro garantiu que a situação está sob controle, e que todos os serviços de segurança do país estão trabalhando integrados para garantir a realização das olimpíadas:

– Não há nada que tenha sido alterado em relação à segurança. A troca de informação entre agências que está sendo realizada. A Abin simplesmente confirmou a existência desse site. Nós já tínhamos essa informação. Não há nada de concreto, todos podem ficar tranquilos, porque todas as agências ligadas à segurança, inclusive as internacionais, estão em contato 24h por dia – afirmou Alexandre Moraes.

Segundo ele, toda a parte de informação de segurança pública é capitaneada pela Polícia Federal, via Secretaria de Segurança do estado. A parte de soberania nacional está sendo monitorada com as Forças Armadas, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e a Abin.

– Na questão do terrorismo, que envolve tanto a segurança nacional, quanto a segurança pública, trabalham todas agências juntas com trocas de informações constantes. Não há risco, nada para as pessoas se preocuparem. O GSI , Abin e a Secretaria de Segurança estão em contato diário, trabalhando absolutamente integrados.

O ministro afirmou ainda que se reuniu há três semanas com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e com o Comando Militar do Leste para a verificação de todos os pontos da segurança do evento.

– O presidente Temer conversou com o governador interino Francisco Dornelles para resolver o problema dos policiais militares, dos vencimentos atrasados e do RAS, para que possamos chegar com absoluta tranquilidade – disse o ministro, que falou ainda que outro ponto que não está concluído trata do efetivo de policiais da Força Nacional que virão para o policiamento da cidade durante o evento.

As declarações de Alexandre Moraes foram feitas durante encontro para assinatura de compromisso para fomentar o uso no Brasil das vias extrajudiciais de solução de conflitos, que aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro.