Cotidiano

Equipes da Secretaria de Saúde recebem capacitação do CONSAMU

Treinamento visa à qualificação dos atendimentos de urgência e emergência

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e motoristas da Secretaria de Saúde de Maripá participaram na sexta-feira (2) e no sábado (3) de uma capacitação para entendimento das redes de atenção em saúde e treinamento para atendimentos de urgência e emergência. O curso foi aplicado pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente) do CONSAMU no Pronto Atendimento 24 horas.

A metodologia utilizada durante o treinamento mesclou a teoria e a prática referentes aos atendimentos de urgência e emergência. O conteúdo apresentado orientou sobre a abordagem inicial ao trauma, ferimentos e hemorragias; imobilização de fraturas; imobilização utilizando colar cervical e tábua; remoção e transporte de vítima; urgências psiquiátricas; e outras dicas importantes para o trabalho das equipes de saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, o objetivo do treinamento é promover a capacitação contínua de todos os profissionais perante o atendimento realizado em urgência e emergência com base na legislação vigente. “Profissionais devidamente capacitados contribuem para qualificar o atendimento à população maripaense em situações de emergência e consequente sobrevida e recuperação dos pacientes”, destaca a secretária.

A equipe ainda passará por mais uma etapa de treinamento com data a ser definida, na qual receberão assessoria do CONSAMU para organização dos materiais, equipamentos e fluxos do Pronto Atendimento e o manejo e suporte básico e avançado de vida em RPC adulto e infantil, além do manejo das vias aéreas SBV e SAV.