Cotidiano

Equipes da Defesa Civil atuam na retirada de árvores e galhos derrubados pela chuva em Foz

Durante a madrugada desta segunda-feira (11), cerca de 50 árvores caíram na cidade devido ao temporal

Equipes da Defesa Civil atuam na retirada de árvores e galhos derrubados pela chuva em Foz

 

Na manhã desta segunda-feira (11), equipes da Defesa Civil, com apoio da Copel, trabalham para solucionar os problemas causados pelo temporal que atingiu a cidade. Cerca de 50 árvores, e muitos galhos, caíram devido às fortes chuvas e ventos, que iniciaram durante a madrugada.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em apenas 20 minutos choveu cerca de 30 milímetros durante a manhã de segunda, e o esperado para o dia todo é de 50 milímetros. Na madrugada, os ventos chegaram a 22 km/h.

Queda de árvores

Equipes da Defesa Civil e Copel estão nas ruas da cidade fazendo reparos dos prejuízos em vias públicas.

Na região central, na Rua Tarobá, em frente a sede do Sismufi, o vento forte derrubou uma árvore de grande porte. O tronco e galhos ficaram atravessados na via, prejudicando o trânsito. Além disso, os galhos atingiram a fiação elétrica, o que causou o desligamento de energia de residências e empresas nas proximidades.

Uma árvore de grande porte também caiu no pátio do estacionamento em frente à porta de entrada da Escola Municipal Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo. Outra árvore caiu em frente à Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias, no Campos do Iguaçu.

O trecho da Avenida Golfinho, esquina com a Avenida Safira, na região do Parque Ouro Verde, ficou interditado na manhã desta segunda-feira, depois que uma árvore caiu na via. O trânsito foi liberado logo em seguida com o trabalho da Defesa Civil.

Ações

Em todos os pontos onde foram registrados casos de queda de árvores, equipes da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, estão fazendo a retirada dos galhos e a limpeza das vias. Nos casos em que a rede elétrica foi atingida, equipes da Copel trabalham nos reparos.

O diretor de Arborização, Marcos Antonio da Silva, acompanhou os trabalhos da Defesa Civil. De acordo com ele, a Secretaria de Meio Ambiente ainda está levantando a quantidade de casos, mas até a manhã desta segunda-feira foram atendidos mais de 20 solicitações de árvores caídas.

“Na região central de Foz, principalmente, existem muitas árvores velhas, e a secretaria, em parceria com a Defesa Civil, já realiza o levantamento, verificando quais árvores estão em risco iminente de queda, justamente para prevenir casos assim em dia de chuva forte”, explicou Marcos.

Orientações

Em casos de árvore caída, tanto em espaços públicos como particulares, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou diretamente para a Defesa Civil no 199.

Se caso os galhos da árvore tiverem atingido a rede elétrica, é importante acionar a Copel, para evitar riscos contra a vida.

Previsão

De acordo com o Simepar, até as 9h desta segunda-feira, o acumulado de chuva passou dos 30 milímetros, com rajadas de vento de 53 quilômetros por hora.

A chuva deve continuar durante todo o dia de hoje, com máxima de 24º C e com possibilidades de ventos que podem chegar a 17 km/h.

Assessoria