Educação

Equipe segue atividades de formação para 2018

Semana pedagógica aborda diversas temáticas de ensino

Na ultima semana trabalhos de formação com a equipe e professores do Colégio Santa Maria tiveram continuidade. Tendo como objetivo entender como as crianças de hoje aprendem, quais são suas dificuldades e potencialidades, dá-se um passo decisivo no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a semana pedagógica do Colégio Santa Maria, veio de encontro com várias temáticas. Professoras e auxiliares da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), tiveram um momento muito especial de formação. A professora e palestrante Luciane Chyczy, da Editora Positivo, passou o dia com o grupo de professoras, dando assessoria na área da matemática. Foram realizadas diversas atividades com o objetivo de despertar a criatividade e dar um pontapé inicial aos trabalhos de 2018.

Inclusão escolar

Já na segunda-feira (29) pela manhã, os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio tiveram um momento de formação sobre um dos assuntos mais importantes do meio educacional: a Inclusão Escolar. A Psicóloga Isabela Rotava, que representa o Setor de Psicologia do Colégio Santa Maria preparou uma manhã de formação e reflexão muito especial aos professores. Iniciou com o livro “A Menina das Borboletas”, de Roberto Caldas, levando a mensagem que é preciso semear, cultivar e persistir para se colher resultados. Por de trás da reflexão, ficou a mensagem sobre a importância de cada professor diante da inclusão. Após esta dinâmica algumas profissionais fizeram parte da manhã de formação.

Olhar

A Psicóloga Veruska de Lima Festugato trabalhou com todos os professores mostrando a importância do olhar para a criança e para o adolescente. Também falou sobre a palavra, ressaltando como esta pode libertar ou aprisionar. Também a Neuropsicopedagoga Franciele Grolli esteve presente e trabalhou direcionamentos aos professores do Fundamental II e Ensino Médio. Ela falou de conhecimentos teóricos e da prática na sala de aula.

O Colégio Santa Maria agradece imensamente as profissionais que contribuíram significativamente para o momento de formação. “Uma Educação verdadeiramente inclusiva não isola o aluno com deficiência, mas garante que todos tenham os mesmos direitos. Quando alunos, professores e funcionários entendem a importância de acolher o outro, conseguem levar esse olhar empático para fora dos muros da escola.” Colégio Santa Maria a Serviço da Vida na Educação.

Volta às aulas

O ano letivo de 2018 já tem data de início: Dia 05 de Fevereiro, segunda-feira, para todos os alunos. Ensino Fundamental e Ensino Médio no horário matriculado, Educação Infantil em horário especial (adaptação). Mais informações no site www.csmaria.org.br.