Educação

Equipe Evasão Escolar presta homenagem à chefia do NRE

Desde a criação do PPCEE foram atendidos 21 mil crianças e adolescentes em situação de abandono e/ou evasão escolar

Profissionais que atuam junto ao “Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar” do NRE (Núcleo Regional da Educação) de Cascavel se reuniram na última semana para prestar uma homenagem à professora Inez Aliete Dalavechia, chefe do NRE, por ter assumido a causa e feito o possível para que os alunos evadidos sejam atendidos e que o retorno e permanência na escola sejam garantidos pelos profissionais que atuam no referido programa.

Desde a criação do PPCEE foram atendidos 21 mil crianças e adolescentes em situação de abandono e/ou evasão escolar.

Hoje o Evasão Escolar se configura como um serviço indispensável à comunidade cascavelense, em função da sua articulação política na educação, além dos casos relacionados aos serviços de Saúde, Assistência Social, Entidades, Iniciativa Privada, OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e demais órgãos afins.

Mantendo o compromisso da defesa de crianças e adolescentes, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, as ações vão além de inserir ou reinserir estudantes em situação de evasão nas instituições de ensino.

De acordo com a professora Inez, o que ainda se apresenta como um desafio é o trabalho de prevenção que, em função da atual estrutura, ainda não foi possível desenvolver. “Desafio esse, que consta como um dos objetivos a serem perseguidos por esta Regional, na tentativa de dar prosseguimento a esse importante trabalho de acompanhamento aos estudantes, complementado com orientações e capacitações a professores, coordenadores/pedagogos, direções e familiares, para minimizar casos de evasão ou abandono escolar”.