Cotidiano

Equipe econômica avalia que saída de Geddel não prejudica ajuste fiscal

2016 914118387-2016 913587428-201606021850420308.jpg_20160602.jpg_20160605.jpgBRASÍLIA – A saída de Geddel Vieira Lima do comando da Secretaria de Governo ? principal pasta responsável pela interlocução do governo com o Congresso ? não vai prejudicar a agenda do ajuste fiscal. Essa é a avaliação de integrantes da equipe econômica ouvidos pelo GLOBO.

Geddel_2511

Eles afirmam que o primeiro item da agenda, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos, já foi aprovada na Câmara e tem um encaminhamento favorável no Senado. O texto deve ser votado em primeiro turno já na próxima terça-feira.

? O Geddel fez um ótimo trabalho na interlocução com o Congresso, mas a PEC já está consolidada. Não há muitas dúvidas de que ela será aprovada no Senado ? disse uma alta fonte da área econômica.

Segundo esse integrante, o governo do presidente Michel Temer é composto por ministros que são parlamentares ou que são representantes de partidos da base do governo, o que significa que eles também têm trabalhado em defesa do ajuste fiscal:

? O processo de diálogo é muito amplo. O ministro Mendonça Filho (da Educação) é um representante do DEM no governo e fala com seu partido sobre as medidas propostas. O mesmo vale para o ministro Ricardo Barros (da Saúde) com o PP, Marcos Pereira (do Desenvolvimento) com o PRB e Bruno Araújo (das Cidades) e José Serra (das Relações Exteriores) com o PSDB ? disse ele, acrescentando:

? É uma peça relevante (Geddel), mas não é a única. Há uma articulação dos demais ministros e da própria equipe econômica, que dialoga com o Congresso o tempo todo.

Sobre a reforma da Previdência, que deve ser encaminhada ao Congresso logo após a aprovação da PEC do teto, essa fonte afirma que o governo fará um diálogo amplo não apenas com os parlamentares, mas também com as centrais sindicais e com toda a sociedade. Também será feita uma campanha de esclarecimento para que a população entenda a importância de se rever o sistema de aposentadorias no país.