Cotidiano

Equipe de Temer avalia pronunciamento de fim de ano

BRASÍLIA – O Palácio do Planalto avalia a possibilidade do presidente Michel Temer fazer um pronunciamento de Natal ou fim de ano focando nas medidas aprovadas nos sete meses em que está à frente do governo. O assunto, no entanto, divide os principais auxiliares do peemedebista. Um grupo avalia que é importante Temer dar sua versão sobre a importância das medidas de ajuste fiscal, em especial a PEC que limitou por 20 anos os gastos públicos, e a necessidade de o país fazer uma reforma da Previdência. Por outro lado, assessores temem que o clima de divisão e acirramento político leve a panelaços.

Além disso, há o imponderável de prever, que são as delações de executivos da Odebrecht e o quanto elas afetam o PMDB, o presidente e integrantes de seu governo.

Os defensores da ideia dizem que o governo aprovou com rapidez medidas com impacto na economia e que, por isso, Temer deveria fazer o pronunciamento. Além de falar das ações de 2016, poderia aproveitar o momento para projetar as metas do governo para 2017. Segundo um auxiliar presidencial, eventuais panelaços não podem ser encarados como um problema pelo governo e que Temer não está em busca de popularidade.

? O presidente não tem nada a perder e está decidido a tomar medidas duras para deixar um país arrumado para quem vencer a eleição de 2018. Ele não tem preocupação com a popularidade ? afirmou.