Educação

Equipe de Medicina Veterinária da FAG integra força-tarefa de captura de onça-parda

Foram oito dias de trabalho até a captura do animal

Desde os primeiros relatos do aparecimento de uma onça-parda no perímetro urbano de Cascavel, a equipe do Hospital Veterinário da FAG integrou os trabalhos liderados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para prender o felino. Os médico-veterinários, Rodrigo Ribeiro e Rennê Gomiero, além de acadêmicos da instituição, ofereceram auxílio durante os oito dias de buscas, e comemoraram a captura do animal, na mata do Lago Municipal.

Neste dia cheio, Rodrigo teve um papel fundamental: anestesiologista, foi dele a função de atirar os dardos com sedativos para conter o animal e também de fazer a coleta de sangue e sêmen para exames. Rodrigo também acompanhou a transferência da onça para o Parque Estadual Rio Guarani, no município de Três Barras do Paraná. Lá, o animal foi solto na natureza. "Foi um trabalho exaustivo, porém, conseguimos o êxito. Foram armadas sete armadilhas e, na primeira que foi montada, a onça foi capturada", comenta Rodrigo.

O Hospital Veterinário, que é parceiro do Zoológico de Cascavel e é referência no atendimento de animais selvagens na região, estava preparado para receber o felino, porém, os órgãos ambientais preferiram levar o animal diretamente para o Parque Ambiental. "O primeiro plano era trazer a onça para cá, porém, o animal estava muito agitado e, para evitar mais estresse a ele, a preferência foi por fazer as coletas no local para realizar as análises sobre diversos aspectos do felino", explica o diretor do Hospital Veterinário da FAG, Rennê Gomiero.