Cotidiano

Equipe de Alfonso Cuarón se envolve em briga no México

38267740_1805.2006 - Divulgação - E mail - SC - Cineasta Alfonso Cuarón.jpgCIDADE DO MÉXICO ? Vários integrantes da equipe do filme mais recente de Alfonso Cuarón saíram machucados e ensanguentados de uma briga com funcionários municipais em uma rua do centro da Cidade do México. O vencedor do Oscar de 2014 por “Gravidade” está filmando em seu país de nascimento pela primeira vez em 15 anos, mas não estava presente no momento do incidente.

A briga aconteceu nesta terça-feira e envolveu seguranças particulares, aparentemente contratados pela equipe do filme. Algumas ruas haviam sido fechadas para serem usadas na filmagem ou para abrigar veículos de apoio com a devida permissão da Comissão de Cinema municipal, como confirmou a Procuradoria Geral de Justiça da cidade. Mas autoridades do distrito de Cuauhtémoc ? uma subdivisão política urbana, que inclui a área do centro ? chegaram e afirmaram não terem sido notificados.

Os funcionários começaram a retirar e confiscar os cones de trânsito utilizados pela equipe para demarcar seu espaço de trabalho. Os seguranças então mostraram a autorização na tentativa de impedir que a filmagem fosse interrompida, mas os servidores afirmaram que os trabalhos só poderiam continuar com a autorização do distrito, pois o fechamento das ruas havia se transformado em um problema no centro da cidade.

“Após uma troca de palavras, houve uma briga, sem a presença de feridos”, declarou a polícia. No entanto, foi aberto um inquérito sobre o desentendimento, porque as vítimas foram objeto de agressões verbais e físicas, e alguns alegaram ter sido roubados.

Em um comunicado emitido nesta quarta-feira, a produtora Espectáculos Fílmicos El Coyúl distribuiu cópias das autorizações emitidas pela Comissão de Cinema, bem como fotografias que mostravam pelo menos três homens com lesões na cabeça, aparentemente provocadas por golpes. A empresa não informou se os homens eram parte da equipe de filmagem ou seguranças. Cuarón

“Não foi ‘um bate-boca’, como algumas autoridades afirmaram, foi uma agressão”, disse a produtora. “E houve, sim, feridos: duas mulheres foram atacadas, cinco integrantes de nossa equipe tiveram que ser levados ao hospital e telefones celulares, carteiras e joias foram roubados”.

Em um vídeo divulgado pelo delegado Ricardo Monreal mostrando o momento do incidente ? mas sem mostrar a briga em si ? um servidor municipal se queixa das atividades da equipe:

“Mesmo que estejam filmando, eles estão fazendo negócios, e afetam a vizinhança, afetam os cidadãos, e afetam o distrito, mas, ainda por cima, chegam com uma soberba, com seguranças, fecham as ruas… e não se pode fazer isto”, diz ele.

Aparentemente, a equipe se defrontou com uma uma nova tendência das autoridades de retirar correntes, cordas e cones plásticos instalados por algumas empresas e donos de estacionamentos. Alguns funcionários do distrito se transformaram em estrelas das redes sociais ao divulgar vídeos desses esforços para “recuperar as ruas”, mas há queixas de violação dos direitos dos cidadãos durante as campanhas.

O título do novo trabalho de Cuarón ainda não foi anunciado, mas a produtora Participant Media afirmou que se trata “de um ano na vida de uma família de classe média na Cidade do México na década de 1970”. Ela também disse que as autoridades se comprometeram a indenizar os danos, devolver os bens e castigar os responsáveis.