Esportes

Equipe brasileira feminina está na semifinal do goalball

Assim como a seleção masculina mais cedo, a equipe feminina brasileira de goalball também garantiu vaga nas semifinais da Paralimpíada. O time venceu a Ucrânia, por 10 a 0, em jogo que terminou em “game” (quando uma equipe abre vantagem de dez gols sobre a outra e a partida é encerrada), na manhã desta quarta-feira, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. Agora, a equipe verde e amarela aguarda o confronto entre China e Japão para saber quem enfrentará nas semifinais, que acontece nesta quinta-feira, às 15h.

– Não temos preferência por adversário. São duas grandes equipes. Prometemos fazer o nosso melhor. Mas, se vier o Japão, será uma motivação ainda maior, pois se tratar de uma revanche – comentou a jogadora da seleção brasileira Victoria, sobre o fato de a única derrota do time na competição até agora ter sido diante das japonesas (2 a 1).

Principal nome da equipe na competição, Victoria marcou sete gols contra a Ucrânia, quebrando seu recorde pessoal.

– Já havia feito seis gols em um único jogo. Mas nunca sete! É uma marco na minha carreira, justo na minha primeira Paralimpíada. Acreditava que o Brasil tinha boas chances (de vencer a Ucrânia), mas, quando fizemos o sexto gol, me empolguei e tive certeza que a vaga na semifinal era nossa – relata Victoria, de apenas 18 anos.

Independente do resultado nas semifinais, esta já é a melhor campanha de um time brasileiro de goalball feminino. Entre as mulheres, o Brasil jamais havia avançado até as semifinais na modalidade.

O Brasil praticamente liquidou o jogo no primeiro tempo. Sem dificuldades, Victoria abriu 7 a 0 (sendo um gol de pênalti), sempre em sua jogada característica, arremessando a bola de costas, passando-a entre as pernas.

A artilheiro desperdiçou uma penalidade no início do segundo tempo. Mas, na sequência, Ana Carolina ampliou para 8 a 0. Simone também deixou o seu: 9 a 0. E Ana Carolina fechou a conta, finalizando a partida quando ainda restavam 4m54s para o fim.