Cotidiano

Equipamento reduz tempo de plantio de hortaliças

Nova Santa Rosa – A ideia do acadêmico de Engenharia Elétrica Willian Georg, de 26 anos, pretende revolucionar a horticultura. Já no primeiro ano da graduação no Centro Universitário FAG, em Cascavel, ele iniciou o projeto de um equipamento capaz de reduzir o tempo de plantio de mudas e ampliar a produtividade e qualidade de vida dos agricultores.

“Observei na propriedade dos pais da minha namorada a dificuldade com a horticultura devido ao esforço e ao tempo de plantio e que nem sempre os resultados eram os esperados”, explica o futuro engenheiro elétrico, que mora em Nova Santa Rosa.

A partir disso, ele realizou pesquisas e, com base em muito estudo, desenvolveu o esboço da máquina automotora. A ideia já foi patenteada e o projeto final está em fase de conclusão. O próximo passo do acadêmico é conseguir patrocinadores para que a invenção saia do papel.

“Procuro alguém que queira comprar o projeto ou firmar alguma parceria para fabricar o produto. Para quem não é da área da indústria, fica muito mais difícil viabilizar essa ideia, por isso busco ajuda de quem seja do ramo”, revela Georg.

Similares

No Brasil há exemplos similares ao equipamento, mas que não são compatíveis ao que o inventor tem em mente. “São máquinas que dependem de trator e isso se torna inviável para as pequenas propriedades da nossa região”, avalia.

O equipamento idealizado pelo acadêmico é automotor e de fácil manuseio. “A capacidade prevista é do plantio de 10 mil mudas por hora”, adianta Georg, ao lembrar que o plantio na propriedade do pai da namorada de 4.800 mudas levou dois dias até ser concluído.

A máquina

O equipamento inventado por Willian Georg possui uma estrutura formando o chassi; roda transportadora com pneu e cantoneiras em L, para as linhas de plantio. É capaz de transplantar até 6 linhas de uma única vez. Cada uma delas possui rodas de nível para flutuação das linhas, seguido de facas rotativas, disco de modelagem de cova para as mudas e rodas cobridoras para a base das mudas, além de molas de compressão.

O sistema de distribuição de mudas contém engrenagens, correntes e células, com o fundo acionado por molas de torção para abertura da base.

Para áreas menores, a plantadeira conta com motor próprio que pode ser movido a combustão ou elétrico.