Educação

Equipados, laboratórios de ciências são fundamentais no aprendizado

Equipados, laboratórios de ciências  são fundamentais no aprendizado

Cascavel – A retomada do ensino na rede municipal, que ocorre gradativamente em Cascavel, vem acompanhada de investimentos que irão fortalecer o ensino e o aprendizado dos alunos.

Na manhã dessa terça-feira (18), o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, entregaram equipamentos de laboratórios de ciências para 12 escolas municipais de Cascavel. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Ademir Correia, no Jardim Esmeralda.

O prefeito Paranhos lembrou que o grande desafio é consolidar a presença dos alunos em sala de aula nesse retorno e que os equipamentos repassados ajudarão no processo. “São ferramentas importantes no processo de aprendizagem do aluno, no desenvolvimento intelectual da criança e vão auxiliar no desafio que temos em trazer o aluno novamente às salas de aula neste momento de retomada da educação, após mais de um ano de pandemia”, enfatiza.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou que é uma data para se comemorar porque, além da vacinação dos 72 profissionais da escola, a unidade recebeu os equipamentos: “Vai possibilitar aos alunos uma melhor forma de aprendizagem e relacionar teoria com a prática investigativa no ensino de ciência”.

Para a diretora da escola, Simone Ramos Winck, o investimento trará mais qualidade às aulas de ciências. “Esse investimento vem trazer muito qualidade às aulas de ciências. Só no livro é de difícil a compreensão para a criança. Trazendo para o laboratório, mostrando na prática, elas fazendo as experiências, visualizando, olhando no microscópio, com certeza o aluno vai compreender bem mais o conteúdo”.

 

Escolas – Serão contempladas com os equipamentos as escolas urbanas Adolival Pian, Aníbal Lopes da Silva, Atílio Destro, Ita Sampaio, Luiz Vianey Pereira, Mario Pimentel, Prof. Ademir Correa, Prof. Gladis Maria Tibola, Transparência e Prof. Michalina Kiçula Sochodolak, além das escolas do campo Arthur Oscar Mombach e São Francisco de Assis.

Cada escola receberá R$ 32,3 mil em equipamentos.

 

Equipamentos – Dentre os equipamentos, estão pirâmide de alimentos, microscópio ótico, microscópio estereoscópio, projetor, radiômetro, balança, lupa, pêndulo de newton, estetoscópio, materiais de jardinagem, réplicas de animais e amostras de minerais e rochas, conjuntos de eletricidade, esqueleto humano, esquema corporal, discos para estudo de flutuação, dispositivos para estudo do atrito, modelo anatômico de arcada dentária e dos sistemas do corpo humano, tipo de processo de metamorfose, planetário, simuladores de funcionamento pulmonar, binóculos, termômetro, e diversos jogos educativos.