Policial

Envolvimento de adolescentes em homicídios preocupa

De cada dez assassinatos registrados na cidade, dois vitimam menores de idade

Cascavel – A crescente presença de adolescente nas estatísticas de homicídios neste ano, em Cascavel, tem preocupados as autoridades e a população de forma geral. Segundo dados da Delegacia de Homicídios, de cada dez assassinatos registrados na cidade, dois vitimam menores de idade, além de muitos onde os adolescentes são os autores, responsáveis pelas mortes.

De acordo com dados da DH, em 2015, dos 57 homicídios registrados na cidade, dez vítimas tinham menos de 18 anos, ou seja, 18%.

Para o vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança de do Adolescente), Hudson Moreschi Junior, o crescimento da cidade nos últimos anos tem colaborado para o aumento dos crimes envolvendo adolescentes.

“Não sabemos a real causa dos crimes, o que levou estes adolescentes cometerem estes atos extremos. No entanto, nós sabemos que há uma dificuldade de segurança. Cascavel está crescendo, tomando proporções de metrópoles, o que contribui para o aumento no número de crimes envolvendo jovens”, comenta.

Ainda conforme Moreschi, uma das medidas para tentar afastar adolescentes dos cenários de crime é oferecer oportunidades.

“Acredito que se oferecermos oportunidade de emprego, para que estes menores saiam de uma situação financeira desfavorável, teremos uma redução considerável nos crimes envolvendo jovens. Muitas vezes, a falta de oportunidade leva estes adolescentes ao mundo das drogas, o que acaba terminando com estamos acostumados a ver”, ressalta.

Mudança de panorama

Dados nacionais apontam que o número de crimes cometidos por menores de idade aumentaram 80% em 12 anos, subindo de oito mil, em 2000, para 14,4 mil, em 2012. No entanto, o que chama a atenção é o fato de que os adolescentes deixaram de assumir a autoria de crimes na tentativa de acobertar maiores de idade.

Como exemplo, pode-se citar os homicídios registrados entre as noites de quarta e quinta-feira. Dos cinco crimes, três foram cometidos por adolescentes, conforme apontam as investigações da Delegacia de Homicídios.

“O que observamos é que há a efetiva participação dos adolescentes. Algum tempo atrás, víamos menores querendo assumir crimes para eximir maiores da responsabilidade. Hoje estes adolescentes estão puxando o gatilho”, diz a delegada Mariana Vieira.

Já o major Rubens Garcez, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, foi mais incisivo dizendo que os pais são culpados pelo envolvimento dos adolescentes com a criminalidade.

“Se tem adolescente envolvido, é culpa dos pais, que foram ausentes. Isso é a falência da família em certos aspectos. Quando se envolve adolescentes, pode ter certeza que os pais foram ausentes, não tiveram controle na formação dos filhos”, argumenta Garcez.