Cotidiano

Entusiastas localizam OVNI em vídeo da Estação Espacial, mas Nasa nega

ovni.jpg

RIO ? Se extraterrestres realmente estiverem visitando o nosso planeta, as câmeras a bordo da Estação Espacial Internacional seriam ferramentas ideais para flagrar suas espaçonaves. E um vídeo capturado na semana passada, ao menos para os entusiastas, pode ser indício de que não estamos sozinhos no Universo. Um internauta estava acompanhando as imagens liberadas ao vivo pela agência espacial americana quando observou um ponto brilhando descendo lentamente em direção à Terra e, quando ele estava prestes a entrar na atmosfera, o streaming foi tirado do ar abruptamente.

OVNI ESTACAO ESPACIAL

Para adeptos das teorias conspiratórias, a Nasa cortou o vídeo da Estação Espacial Internacional para acobertar a presença de alienígenas no nosso planeta. O caso aconteceu no último dia 9 e, desde então, tem atraído a atenção de curiosos e entusiastas. As imagens do misterioso objeto se movendo em direção à atmosfera da Terra foram publicadas no YouTube, e já foram vistas por quase 2 milhões de pessoas.

NASA

?Lembrem-se que um OVNI é um objeto voador não identificado. Pode ser um meteoro ou algo assim, mas o que torna interessante é que a câmera foi cortada quando o OVNI parecia ter parado?, escreveu o internauta identificado como Streetcap1, que publicou as imagens no YouTube.

A história começou a circular na imprensa americana e chamou a atenção de grandes veículos, como as emissoras Fox e CBS, o jornal ?USA Today? e o site Huffington Post. Por causa da repercussão, a Nasa teve que se manifestar, negando as teorias conspiratórias de que estaria acobertando a presença de extraterrestres em torno da Terra. Contudo, não ofereceu uma explicação definitiva do que seria o misterioso ponto brilhante.

Em comunicado, a agência espacial americana informou que os cortes na transmissão do vídeo ao vivo da Estação Espacial Internacional são corriqueiros, pois ela ?passa regularmente fora do alcance do sistema de satélites usado para enviar e receber vídeo, voz e telemetria da estação?. Sobre o ponto brilhante, a explicação foi vaga:

?Nenhum objeto não identificado foi observado da Estação Espacial Internacional?, pontua a agência. ?Reflexos das janelas da estação, a própria estrutura da espaçonave ou luzes vindas da Terra comumente aparecem como artefatos em fotos e vídeos do laboratório orbital, apenas como reflexos aparecem em fotografias tiradas na Terra?.