Política

Entrevista com Misael Júnior

Misael Júnior e a política encontram-se ainda na infância. Os assuntos corriqueiros na mesa do jantar em casa sempre passavam pelo mandato de vereador exercido pelo pai. Garoto ainda, o interesse demorou aparecer. Duas décadas depois o jovem advogado disputaria sua primeira eleição, mas sua vaga no Legislativo Cascavelense seria realidade na segunda tentativa.                                                                                                           

Com uma história de gerações envolvidas no meio evangélico, o vereador exerce agora seu primeiro mandato.  Fechou apoios importantes e planeja assegurar em outubro próximo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná. Filiado ao Partido Social Cristão (PSC), assume ser conservador e ao mesmo tempo espera atingir o público que deseja renovar. Misael Júnior diz contar com o apoio unânime de sua sigla partidária. O jovem que já esteve na Assembleia Legislativa (ALEP) como assessor parlamentar, agora constrói um caminho para chegar como deputado. 

PERFIL

Misael Pereiral de Almeida Junior tem 30 anos e está no seu primeiro mandato como vereador. Foi eleito pelo PSC com 1807 votos. É advogado e bacharel em Teologia. Casado com Nayara Lorenço de Almeida e pai de Heitor Lorenço de Almeida.

 
Princípios inegociáveis 

“Eu sempre me envolvo por completo nos grupos e atividades que integro, mas minha relação com a vida pública se resolveu completamente quando na universidade entendi que diante da crise ética e moral do país, pessoas de bem e com princípios inegociáveis precisavam abrir mão dos seus anseios pessoais e lutar pelo coletivo. Quando essa ficha caiu o caminho foi natural e cheio de aprendizado”.

Consulta Divina

“Orei muito antes de seguir esse caminho. Precisava da convicção de que deveria atender esse chamado para a vida pública. Tenho preocupações pontuais com a preservação da infância, família e sociedade. Tudo aconteceu com muita naturalidade e eu entendi como uma resposta positiva para os propósitos que tenho defendido”. 

Situação, sim

“Quando defendemos um projeto que foi construído e aprovado com auxílio à comunidade tudo se torna mais leve e harmônico. Tenho completa autonomia de votação, mas os projetos que passam pela casa são partes importantes do que faremos por Cascavel. As defesas são justas e atuam na edificação de uma cidade mais humana e sustentável para todos nós. O prefeito Leonaldo Paranhos conduz um projeto pensado e planejado com muita responsabilidade e ética por todos nós”. 

Renovação de fato

“Durante algum tempo as pessoas buscavam novos rostos para renovar seus representantes, mas agora procuram pessoas que possuem uma trajetória marcada pela honestidade, serviços prestados e em especial que mantém distância e reprovação de atitudes que levam a corrupção. O país aprendeu a contabilizar os prejuízos que alguns políticos de carreira geraram para a nação. Estamos vivendo um momento em que a palavra renovação ganhou outro sentido, ainda bem que muito mais maduro e assertivo”. 

Opositores 

“Não tenho nenhum problema com opositores. A função dos vereadores é a legislação e fiscalização. Cada um mostra o seu trabalho e contribui para que a cidade cresça isso na proporção da capacidade técnica e política de cada representante. Somos partes de um governo que preza a transparência, economicidade e tantas outras metas de crescimento. Fiscalização pra nós e instrumento indispensável para o bom andamento dos trabalhos”.

Política desaprovada

“Eu sempre ouvi muitas pessoas falando coisas terríveis sobre os políticos. A certeza que eu tenho comigo é que não quero ser razão para que essa história siga em rivalidade com a população. A culpa não está em quem critica a classe, mas nas atitudes que provocaram esse descrédito popular. Se não for para mudar isso a entrada na vida pública logo não se justifica. O preconceito deixou de me incomodar, mas os políticos canalhas ainda me provocam grandes incômodos”. 

Apoio sinalizado 

“A história do meu avô como um dos fundadores da Igreja Assembleia de Deus me trouxe uma proximidade com esse segmento que preservei com muita amizade e companheirismo durante toda minha vida. Minha família nunca esteve fora desse meio e fico muito feliz em ter recebido uma sinalização de apoio no Estado. Isso me traz uma responsabilidade ainda maior, pois tenho a convicção de que sou de fato representante de todas as pessoas”. 

Burocracia e vontade

“Venho da iniciativa provada e lá resolvemos as coisas em nosso tempo. Na vida pública existe um tempo que eu desconhecia. Muitas coisas que podiam ser resolvidas imediatamente ficam em gavetas e não podemos fazer muito além de tentar resolver com muito cuidado e uma boa dose se persistência. Eu tenho vontade de sair resolvendo no meu tempo, mas é preciso entender que nem sempre isso é possível. Paciência e habilidade de relacionamentos compõem esse caminho”. 

Entre agendas

“Tenho uma rotina muito ativa durante várias horas dos dias e noites, mas sou aguardado em casa com muita ansiedade. Minha esposa e meu pequeno são os presentes mais precisos que poderia ter ganho de Deus nesta jornada terrena. Sou gratidão quando o assunto é família. Faço questão absoluta de dedicar meu tempo e carinho, mesmo que as agendas e rotinas da vida pública por vezes nos limitam em atividades pessoais”.