Cotidiano

Entidades e instituições debatem metas para educação e cultura

Um dos focos é a identificação de caminhos que propiciem a excelência pretendida

Cascavel – Fazer de Cascavel um polo de excelência nas áreas da educação e cultura é uma das metas de projeto que pensa a cidade do futuro. Originalmente lançado pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), o movimento Cascavel 2030 é formado por diversas entidades representativas, por técnicos e por órgãos públicos que querem, somando forças e conhecimentos, contribuir para refletir e definir ações que possam conduzir o município a um tempo de sustentabilidade.

Representantes de entidades, de instituições de ensino e de artes variadas participaram de debate do painel de educação e cultura. Segundo o projeto, o objetivo é estimular olhares sobre o cotidiano de escolas e a dinâmica de atividades culturais, assim como seus efeitos nos objetivos da aprendizagem.

Um dos focos é a identificação de caminhos que propiciem a excelência pretendida, que contribuirá para desenvolver a competição de cidadãos de exercer, em plenitude, as suas possibilidades transformadoras.

Os objetivos macros desse painel são garantir acesso à cultura e à educação de qualidade para todos, implementação de política de valorização e de formação de profissionais, participação da comunidade no ambiente escolar, promoção de atividades e disponibilização de espaços de cultura.

Além disso, outra das propostas é integrar ações das instâncias públicas e privadas nas áreas de educação e cultura, bem como a implantação do sistema municipal de cultura. O Cascavel 2030 conta com sete eixos: capital técnico e tecnológico, educação e cultura, energia, saúde e bem-estar, segurança, transporte e mobilidade e urbanismo e meio ambiente.