Esportes

Ensaio geral da festa de abertura dos Jogos leva 47 mil ao Maracanã

60215474_ESP Rio de Janeiro RJ 31-07-2016 - Olimpiadas Rio 2016 - Ensaio geral da cerimonia de a.jpgRIO – Quem passava pelos arredores do estádio do Maracanã na tarde deste domingo pôde sentir um gostinho de como será a abertura da Olimpíada na próxima sexta-feira. Desde cedo, voluntários, funcionários e seus familiares tomaram conta do espaço, e cobriram tanto a passarela do metrô como todo o entorno do estádio, para assistir ao evento teste da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos. Com mais de 47 mil convidados, no entanto, o ensaio geral, que começou às 18h, não se restringiu ao campo. Além da cerimônia artística, a simulação serviu ainda de teste para as Forças Armadas e Nacional, responsáveis pela segurança do espaço.

60215177_ESP Rio de Janeiro RJ 31-07-2016 - Olimpiadas Rio 2016 - Ensaio geral da cerimonia de a.jpgA Força Nacional, que desde sexta-feira assumiu as revistas pessoais e o monitoramento de aparelhos de raios X nas entradas dos locais de competição e na Vila Olímpica, aproveitou o evento para realizar seu primeiro teste. Após a empresa Artel Recursos Humanos, que seria responsável pelos serviços de revistas, ter desistido do contrato na última sexta-feira, alegando não ter o dinheiro para convocar os mais de três mil agentes necessários, militares de resersva foram convocados para o trabalho.

Ao todo, 256 militares aposentados nos últimos cinco anos e 64 agentes ativos, na retaguarda, realizaram a segurança interna do estádio, junto a 23 agentes penitenciários nacionais. Segundo a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), ao final dos Jogos, todos os aparelhos de raios X serão doados para presídios federais.

60215471_ESP Rio de Janeiro RJ 31-07-2016 - Olimpiadas Rio 2016 - Ensaio geral da cerimonia de a.jpg

Do lado de fora, soldados do Exército cobriam toda a extensão do entorno do estádio, e posicionavam-se em pontos estratégicos para a manutenção da segurança, como a antiga estação de trem do Maracanã, a passarela que liga o Maracanã à Quinta da Boa Vista, a passarela do metrô de São Cristóvão e no Viaduto Oduvaldo Cozzi, além de patrulharem a Avenida Presidente Vargas. No viaduto, que servirá de caminho, a pé, para quem descer na Estação São Cristóvão rumo ao estádio, dois caminhões da Polícia do Exército impediam a passagem de carros.

Próximo a ele, era possível avistar ainda cerca de dez viaturas dos Bombeiros, entre eles carros de salvamento e com a mangueira.

As ações especiais contam com 280 controladores da CET-RIO e agentes da Guarda Municipal para sinalizarem pontos de bloqueio, rotas alternativas, acessos dos pedestres, logística operacional, entre outros. A partir de quarta-feira, serão cerca 650.

Para o inglês Anthony Hawkins, voluntário da Olimpíada, o evento representa uma oportunidade.

? Estou muito animado para o ensaio! Não tenho ingresso para a cerimônia de verdade, e o ensaio é o mais próximo disso. Acho que vai ser lindo ? finalizou.

* Estagiária, sob supervisão de Elenilce Bottari