Cotidiano

Engenharia Mecânica é nova opção de graduação da Univel

Essa graduação se junta às outras opções de engenharia que a instituição oferece, Civil e de Produção

Cascavel – A Univel começa o ano letivo com mais um novo curso de graduação na área das engenharias. O curso de Engenharia Mecânica. Essa graduação se junta às outras opções de engenharia que a instituição oferece, Civil e de Produção.

De acordo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Germano Assunção, o maior desafio para o novo curso é formar profissionais qualificados. “Nós vemos que as pessoas têm um carinho e respeito muito grande pela instituição e por isso, nós do Núcleo de Engenharias, temos uma grande responsabilidade, a de honrar o histórico da Univel, formando profissionais de excelência para o mercado de trabalho”.

Para isso, a abordagem da graduação será focada no trabalho com projetos e com as metodologias ativas, além das próprias salas. “Os cursos de engenharia envolvem muita teoria, e é isso que vai diferenciar um engenheiro de um técnico, onde os dois têm habilidades práticas, só que o engenheiro consegue entender melhor a teoria por traz do fenômeno em estudo e é isso que dá a ele a responsabilidade em projetos. Então, o que nós pretendemos é alinhar tanto a teoria quanto a prática, por meio de projetos”, destaca o coordenador.

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. Seu campo de atuação é vasto. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver máquinas, aparelhos e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Ele também pode atuar em cinco grandes áreas: de materiais, processos de fabricação, mecânica dos sólidos, planejamento energético e, térmica e fluídos.

O coordenador enfatiza que o profissional de Engenharia Mecânica precisa, além da teoria e prática, ter “forte interesse por ciências e matemática, desejo de colocar as ideias em ação, curiosidade de como as coisas funcionam, determinação para enfrentar desafios e boa comunicação”.

Como se trata de uma profissão bastante abrangente, devido à sua formação generalista, engenheiro mecânico é um profissional muito requisitado, podendo atuar em diversas áreas. Há boas oportunidades em indústrias, no campo de pesquisa e desenvolvimento, na carreira militar, na docência, em consultoria técnica e até para os setores de marketing, vendas e no mercado financeiro.

O mercado tem uma boa demanda por profissionais qualificados nesta área e demonstra indicativos de melhora e crescimento. A média salarial desse profissional, no início da carreira, é de R$ 4 mil e pode chegar a mais de R$ 16 mil, dependendo do tempo e setor de atuação.