Educação

Engenharia Civil: Um ofício que requer criatividade e amor à profissão

Engenharia Civil: Um ofício que requer criatividade e amor à profissão

A Engenharia Civil é um ramo da engenharia que constrói, transforma e muda a vida das pessoas. É uma profissão que capacita profissionais para projetar, construir, operar e manter edificações, meios de transportes, equipamentos urbanos e obras de aproveitamento energético, saneamento e segurança ambiental.

Além disso, os engenheiros civis podem atuar em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores da indústria, inclusive se tornar um empresário e exercer a arte de ensinar. Há várias formas de expressar a profissão… Veja o que dizem os professores da Unipar:

 

 

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unipar, Unidade de Cascavel, professora Neusa Beltrame, esclarece que a expansão de infraestrutura básica, como estradas, portos, aeroportos, saneamento básico e construção de edificações são essenciais, independente das crises. De acordo com o Cbic (2020), a construção civil foi a área que mais gerou empregos em 2020, sinalizando um crescimento no setor, principalmente da construção de edifícios, infraestrutura e serviços especializados.

Contudo, apesar de tantas possibilidades, a docente destaca que o engenheiro civil do futuro precisa ter, além do conhecimento técnico da profissão, tecnologia da informação, domínio de softwares, trabalho em equipe, liderança, persistência e criatividade. “Essas habilidades são fundamentais e necessárias para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho”, alerta.

A Unipar, preocupada com esse novo perfil profissional, conta com uma matriz curricular moderna e dinâmica, em sintonia com todos os avanços científicos e tecnológicos:

  • Professores especialistas e com grande experiência de mercado;
  • Estrutura completa, que inclui laboratórios especiais e escritório modelo para atender a comunidade;
  • Estágios e projetos de monitoria, ensino e extensão ao longo de todo o curso e incentivo à pesquisa por meio dos projetos de iniciação científica.

 

Tudo isso é para você! Tem afinidade com a área? Saiba mais no site www.unipar.br ou pelo telefone (45) 3321-1329 (WhatsApp).

 

Fotos: Arquivo do curso