Cotidiano

Energia que promove sorrisos

O projeto “Geração de Energia Solar para Promover Sorrisos”, da Apofilab (Associação de Portadores de Fissura Lábio Palatal de Cascavel), em parceria com Itaipu Binacional, vem como forma alternativa de custear a despesa de aquisição e instalação do gerador solar de energia fotovoltaico, além de atender a demanda da entidade pelos próximos 25 anos com o uso responsável dos recursos naturais, minimizando impactos ambientais.

Hoje as despesas com a conta de energia solar giram em torno de R$ 800 por mês, o que pesa especialmente porque a entidade não tem receita fixa por se tratar de entidade sem fins lucrativos.

Por meio de projetos para captação de recursos, a diretoria tem adquirido aparelhos de ar-condicionado para instalação nas salas. Já são seis e outros quatro estão em fase de instalação. A meta para este ano é conseguir mais oito, o que impactará no aumento da conta de luz.

Assim, veio a ideia: por que não cobrir o Playground, que fica no pátio externo da entidade, num espaço que recebe luz solar em abundância? Além de garantir maior conforto aos alunos, o projeto garante sustentabilidade para a entidade.