Cotidiano

Enem terá coleta de dados biométricos antes da prova

BRASÍLIA ? Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai coletar os dados biométricos dos participantes antes do início das provas. O procedimento vai ser acompanhado pela Polícia Federal (PF) e será usado para certificar que a pessoa inscrita está de fato fazendo o exame.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, disse nesta quarta-feira que as informações serão cruzadas com o banco de dados da Polícia Federal. Se houver suspeita de fraude após a realização do exame, a biometria também será usada para certificar se o estudante inscrito foi quem fez a prova.

? Nós fomos orientados pela PF a captar os dados dos participantes no dia do exame, por meio da biometria ? disse Maria Inês.

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, foram comprados novos equipamentos para viabilizar a coleta dos dados.

? Nós temos equipamentos suficientes para checagem. Essa evolução vai se traduzir em maior segurança para o Enem ? disse o ministro.

Como nos anos anteriores, antes da aplicação da prova, celulares, tablets, relógios e objetos serão recolhidos em um envelope. Ele será lacrado e só poderá ser aberto após a entrega da prova. Haverá ainda detectores de metais em todos os locais de realização do exame.

O Enem deste ano ocorrerá nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados uma hora depois. As provas começarão às 13h30, sempre pelo horário de Brasília, mesmo para aquelas localidades onde não há horário de verão. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, as provas serão de linguagens, matemática e a redação.

Foram confirmadas 8,6 milhões de inscrições. No Rio, 550 mil pessoas farão as provas. O exame será aplicado em 1,7 mil municípios de todo o país e terá mais de 655 mil colaboradores (como como coordenadores, fiscais e agentes de segurança).

O Enem teve neste ano um dos maiores pedidos para atendimento específico: 68.907. Esse tipo de prova envolve casos como de gestantes, sabatistas, idosos e lactantes.

No rol de 13 deficiências ou condições especiais, 22.367 candidatos declararam limitação física. A baixa visão foi apontada por 11.560 participantes, deficiência auditiva por 7.131, dislexia por 2.635, para citar alguns exemplos. Um mesmo candidato pode declarar mais de uma deficiência ou condição especial, não sendo possível, com os dados disponibilizados pelo Inep, saber quantos candidatos no total terão algum suporte específico para fazer a prova.

Mulheres continuam sendo maioria entre os candidatos do Enem, representando 58% nesta edição. Dos 16 aos 20 anos, a faixa etária com o maior número de inscritos é a dos 17 anos, com 1,2 milhão. No intervalo de 21 a 30, são 2,7 milhões de participantes. Há, ainda, 1,2 milhão de candidatos com mais de 30 anos. No recorte cor, 46% se declararam pardos e 13%, pretos. Brancos são 36%.

Os cartões de confirmação de inscrição com o local de prova foi divulgado hoje. As informações estão disponíveis no site. O Ministério da Educação também enviará e-mail aos inscritos e será possível acessá-lo pelo aplicativo do Enem no celular. Assim como no ano passado, o cartão não será enviado pelos Correios e caberá ao estudante acessá-lo pela internet.

Além do local de prova, o cartão contém o número de inscrição; a data e hora das provas; opção de língua estrangeira; solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso; além da indicação do atendimento especializado ou específico, se houver sido solicitado pelo participante.

*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali