Cotidiano

Enem será adiado para 191 mil alunos

BRASÍLIA- O Ministério da Educação (MEC) comunicou nesta terça-feira que o Enem será adiado em 304 locais de prova que estão ocupados por manifestantes, atingindo 191.494 estudantes. Eles farão o exame em 3 e 4 de dezembro. Somente no Rio, são 10 pontos de aplicação ocupados, onde 7.232 alunos se submeteriam à prova no próximo fim de semana. Segundo o governo, todos os alunos prejudicados receberão um SMS avisando do adiamento do exame.

Cerca de 8,6 milhões de pessoas estão inscritas no país inteiro. O MEC decidiu adiar a prova e ao invés de substituir os locais de prova por questões de segurança. Os estudantes que ocupam as escolas protestam contra a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos do governo, e contra a Medida Provisória que reforma o ensino médio.

No último dia 21, a Advocacia Geral da União (AGU) divulgou nota afirmando que cobrará na Justiça eventuais prejuízos pela não realização do Enem nessas localidades. Segundo a AGU, “outras medidas poderão ser avaliadas caso a caso ou conforme a evolução dos fatos”.