Cotidiano

Enem é adiado a 41,1 mil alunos do PR

O Paraná é o estado com o maior número de ocupações confirmadas pelo MEC (Ministério da Educação), com 74 no total

Cascavel – O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou ontem que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não farão a avaliação no próximo fim de semana em razão de 304 ocupações em colégios determinados como locais de prova.

O Paraná é o estado com o maior número de ocupações confirmadas pelo MEC (Ministério da Educação), com 74 no total. O movimento afeta 41.168 alunos, que tiveram o exame adiado para os dias 3 e 4 de dezembro. Em seguida está Minas Gerais, com 59 ocupações e 42.671 estudantes prejudicados. As ocupações ainda mantidas correspondem a 1,9% dos 16.476 locais de provas previstos, e estão distribuídas em 126 municípios de 19 estados e no Distrito Federal. A lista inclui 177 escolas de educação básica e 127 instituições de ensino superior.

No NRE de Cascavel dois colégios ocupados sediariam o Enem no fim de semana: Wilson Joffre e Eleodoro Ébano Pereira, onde já foi emitida liminar de desocupação. Até a noite de ontem, dez colégios foram desocupados em Cascavel e 19 funcionavam normalmente.

Prazo

O MEC estabeleceu prazo até 31 de outubro para que as escolas onde o Enem será aplicado fossem desocupadas.  As ocupações foram organizadas pelos alunos secundaristas e pedem a rejeição da PEC 55 (antiga 241), que congela os gastos públicos, além da Medida Provisória 746, sobre a reforma do ensino médio. 

Conforme o MEC, os estudantes não sairão prejudicados com a decisão, pois haverá nova prova em tempo hábil para utilização dos resultados no Sisu, Fies e Prouni. Do ponto de vista do exame, os novos itens serão equivalentes, garantindo a isonomia da avaliação. Os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados pelo Inep por meio de SMS, e-mail e divulgação nos sites e redes sociais MEC (www.mec.gov.br) e do Inep (www.inep.gov.br). Os inscritos podem acessar o aplicativo Enem 2016 e, ainda, se informar pelo 0800 616161.

O horário de abertura e fechamento dos portões será das 12h às 13h, válido também para os inscritos que farão a prova nos dias 5 e 6 de novembro.  

Nova estratégia

Apesar da queda no número de colégios ocupados, os alunos dizem que estão mudando de estratégia. Um grupo de secundaristas encapuzados, com moletons e lenços sobre o rosto, ocupou o Núcleo Regional de Educação em Curitiba, na manhã de ontem. 

O movimento começou após a maioria das escolas cumprirem ordem judicial, com a retirada espontânea dos alunos e sem resistência. 
Fora da pauta

Um dia após o fim da greve de professores e funcionários, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli anunciou em reunião com representantes da APP-Sindicato, a retirada de pauta da proposta de emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) que previa a suspensão por tempo indeterminado do reajuste salarial dos servidores públicos previsto inicialmente para 2017, cumprindo assim acordo que o governo havia se comprometido a suspender caso as categorias em greve voltassem ao trabalho