Cotidiano

Enem 2016: O GLOBO terá gabarito extraoficial ao fim de cada dia de prova

RIO – O fim de semana vai ser decisivo para os milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que realizam, sábado e domingo, uma maratona de provas com 180 questões objetivas e uma redação. O Ministério da Educação (MEC) divulga o gabarito oficial do Enem em até 72 horas depois do concurso, mas o candidato não precisa esperar até lá para conferir seus erros e acertos. Logo depois de cada dia de provas, O GLOBO vai publicar, em seu site e no aplicativo Enem O GLOBO, um gabarito extraoficial elaborado por professores especialistas no exame que se tornou a maior porta de entrada para o ensino superior brasieliro.

Junto com o gabarito, que será feito por professores do QG do Enem e do Eleva Educação, haverá comentários por escrito sobre cada questão. Logo em seguida, por volta de uma hora após o fim de cada jornada de provas, o site e o aplicativo exibirão uma transmissão ao vivo na qual os professores comentarão as questões e responderão a perguntas dos internautas. Eles poderão enviar suas dúvidas pelo Facebook, fazendo comentários no post que será publicado no início da transmissão pela página do jornal na rede social.

O aplicativo Enem O GLOBO, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS, vai oferecer um gabarito interativo. Os usuários terão a opção de digitar suas respostas num cartão exibido na ferramenta e, tão logo seja liberado o gabarito extraoficial, o estudante vai receber o seu resultado diretamente no seu smartphone. Ele poderá conferir, então, seus erros e acertos. O candidato terá ainda um comparativo com o percentual de acertos apurado entre os demais participantes do Enem que fizerem uso do app.

O gabarito será publicado em quatro versões. Uma para cada cor de prova (branca, amarela, azul e rosa). As respostas começam a aparecer depois que os candidatos forem liberados para deixar os locais de prova com os cadernos de questões, uma hora antes do término do exame em cada dia. Em seguida, começam a aparecer ícones ao lado de cada resposta no gabarito, indicando que estas já têm comentários exclusivos elaborados pelos professores, que estarão reunidos na sede do GLOBO para corrigir a prova e participar da transmissão ao vivo.

No domingo, o site do jornal também publica um modelo de redação feito por um professor dessa disciplina com base no tema proposto pelo Enem, o que somente será conhecido no próprio domingo, depois do início do exame.

Todo esse esforço integra uma grande iniciativa do jornal de auxiliar o candidato do Enem a partir da sua preparação. Desde agosto, O GLOBO publicou duas séries de simulados com questões inéditas elaboradas nos moldes propostos pelo concurso do MEC. Além disso, o site do jornal publicou um ambiente no qual é possível assistir a dezenas de videoulas sobre diversos assuntos, recuperar questões de edições anteriores do Enem e até mesmo realizar testes vocacionais. Porque, depois de um bom desempenho, você precisa estar certo de que faculdade vai escolher, uma vez que as matrículas nas universidades federais começam em janeiro do ano que vem.

Boa prova!