Cotidiano

Enem 2016: novas provas dos simulados O GLOBO para estão no ar

GetContentCA6XJIIU.jpg

RIO ? Estão no ar as novas provas da primeira rodada de simulados O GLOBO para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última terça-feira, o site do jornal divulgou os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, com 30 questões de cada. A partir de hoje, os candidatos também encontram na página na internet as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. enem

PARTICIPE DOS SIMULADOS

Todas as questões dos simulados foram elaboradas por professores do QG do Enem e do Eleva Educação nos mesmos moldes do exame do Ministério da Educação (MEC). Os participantes têm duas horas para responder às duas provas. Enquanto isso, um cronômetro indica o tempo disponível, em contagem regressiva, para simular o exame de verdade. Não é possível pausá-lo, mas é possível ocultá-lo, fazendo com que o recurso apareça de novo apenas quando faltarem dez minutos para o fim da prova.

A plataforma permite fazer os simulados usando notebooks, tablets e smartphones. Depois de enviar as respostas, o estudante receberá um quadro detalhado da performance, contendo índices de acertos por item, além de informações sobre o grau de dificuldade das questões, os assuntos-chave de cada pergunta e a pontuação de acertos.

Quem quiser receber a correção de suas provas de acordo com a teoria de resposta ao item (TRI), aplicada na correção do Enem, deve preencher um cadastro no site nos cinco primeiros dias de publicação da prova. Por meio da TRI, o candidato poderá saber como foi seu desempenho em comparação com outros estudantes que realizarem os simulados do jornal.

Principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil, o Enem deste ano, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, recebeu 8,6 milhões de inscrições. Para ajudar os candidatos, O GLOBO disponibilizou, além dos simulados, uma coleção de videoaulas do QG do Enem voltadas para o exame. Também há um espaço no qual o estudante pode buscar questões que caíram em provas anteriores do Enem.